7 de outubro de 2006

Criatividade em Marketing

Milhares de idéias percorrem a mente todos os dias, milhões de informações são passadas diariamente por diversas formas de comunicação, modelos são estudados para definir padrões de comportamento e o que cada um busca na imensidão do mercado.
No início tudo pode parecer fantasioso demais, as idéias dos outros sempre podem ser muito extravagantes e são julgadas como inadequadas, especialmente quando não há interesse de dar "vida" ao que foi gerado por outro, é natural que algumas idéias estejam fora do contexto, é por isso que são realizados brainstorms e capturam-se idéias que estão mais ao alcance de todos.
A melhor idéia é aquele que muitos conseguem compreender e melhorar, vislumbram frutos para o produto ou serviço criado, encantam-se facilmente com a possibilidade do sucesso de mercado, então inicia-se a fase em que transformar uma simples idéia por ultrapassar o tempo determinado, o relógio anda mais rápido que de costume e o que pareceu fácil anteriormente é dado como inviável em certo momento.
Saber que não existem idéias boas ou ruins é um ponto de partida para que todo o planejamento seja executado de forma a conectar todos os membros da equipe, valorizar o que há de melhor em cada um e criar uma base sólida para o projeto.
Criar não é apenas inventar, é um exercício feito com muitos estudos, troca de informações e idéias, elaborar planejamentos que tenham fundamentações fortes e que tragam para dentro da organização o melhor do mercado, investir em pesquisa e desenvolvimento é dar a cada membro de uma equipe oportunidades que vão além dos investimentos em estudos, pois ao diferenciar cada vez mais os componentes de uma equipe, pode-se ganhar em criatividade, as diferenças tornam-se uma vantagem e dão frutos ao longo do tempo.
Conhecer a fundo um assunto pode trazer melhorias a toda e qualquer idéia, muitas vezes classificadas como boas ou ruins, é na percepção do tempo que são classificadas, produtos muito avançados para o seu tempo são considerados ruins, visionários tendem a sofrer mais com sua criatividade, porque a equipe não forma um conjunto em favor da idéia, pesquisando a viabilidade do produto e quando o consumidor terá capacitação para usá-lo adequadamente.
O tempo que as vezes corre muito, pode estar atrasado para algumas idéias, existem inúmeros exemplos onde a vanguarda foi muito além dos desejos e necessidades dos consumidores e resultaram em produtos que não foram muito bem recebidos pelo público.
Criar é um processo que deve ser feito por toda a organização, utilizando do Marketing para expor todo o conjunto envolvido no planejamento e que aplica várias ferramentas para desenvolver conceitos e aprimorá-los antes de entregar ao consumidor. Pode desenvolver a produção, os novos usos de produtos já conhecidos, dar métodos de aprendizado que consistem em melhorar todo o conjunto para suprir as expectativas dos consumidores e relacionar-se de forma consistente e direcionada a aproveitar todas as oportunidades do mercado de atuação, gerando riquezas em áreas culturais e criativas de todos os envolvidos no projeto, aproveitando-se do plano elaborado que visa conforto e praticidade para cada produto novo ou serviço a ser disponibilizado ao público.
Segundo o Dicionário Aurélio, Criar: 1. Dar existência a. 2. Dar origem a; formar. 3. Imaginar. 4. Fundar. 5. Educar. 6. Promover a procriação de. 7. Cultivar. 8. Adquirir, granjear. P. 9. Nascer; originar-se.