28 de outubro de 2006

Marketing direto

Uma das ferramentas usadas para atingir o consumidor de forma direta, pois sua ação é feita com o envio de material, normalmente ligado a Publicidade, que divulgue seu portfólio de produtos e serviços, além da própria empresa e as Marcas.
Com um custo relativamente baixo, é uma solução muito usada por tratar de selecionar alguns consumidores e enviar-lhes assim uma das formas de Marketing direto usadas, como:
  • Mala direta (envelope pelo correio/e-mail): é um dos meios mais utilizados pelo Marketing, pois sua abrangência é direcionada para um público-alvo mas não traz o retorno, ao menos sua medição não é pontual e muitas vezes pode não chegar ao consumidor correto;
  • E-mail Marketing: usado para manter o relacionamento com o consumidor, pode ser usado de forma errada e tornar-se um incômodo para quem o recebe, também pode não chegar ao destinatário quando é utilizado um endereço eletrônico comercial e possui filtros para certos tipos de correios eletrônicos (e-mails);
  • Take one (folheto disposto no ponto de venda): encontrado em inúmeros pontos de venda, não é entregue diretamente ao consumidor na maioria dos casos, pode atrair a atenção quando colocado na entrada destes pontos, mas também não atinge diretamente o público específico quando a gama de produtos é muito grande e procura demonstrar produtos para vários estilos de consumidor;
  • Carta comercial (folder/folheto/catálogo): similar à mala direta, mas seu conteúdo é mais amplo e também pode não atingir realmente o consumidor, pois o interesse não é comprovado no momento do recebimento deste meio;
  • Flyer (convite): composto por uma simplificação de um folheto, tem dimensões reduzidas e apenas uma face aproveitada para divulgar os produtos, é entregue em diversos locais e nem sempre pode atingir o público-alvo correto;
  • Informe: usado para atingir um público-alvo já pré-definido, que possui produtos de uma linha e que têm interesse nas novidades relacionadas com ele;
  • Broadside (material específico): é direcionado normalmente para o mercado B2B, direcionado para um setor e que traz um certo retorno, mas também pode ser filtrado e eliminado, deixando de cumprir seu papel;
  • Telemarketing (telefone): hoje é um dos mais comentados, é feito com ligações para os consumidores e gera custos mais elevados por depender de um número muito maior de pessoas para seu funcionamento, o percentual que atinge do público-alvo pode ser baixo porque as pessoas podem usar métodos para não atender ao contato das empresas.
Saber como usar cada uma dessas ferramentas é vital para todo profissional de Marketing, sua estratégia de envio, a forma como vai ser disponibilizada e os atrativos que possui, além de medir o resultado deste método de divulgação de produtos e serviços.
Com o passar dos tempo e as novas tecnologias, como a Internet, a chegada da televisão digital e o avanço tecnológicos dos celulares são pontos que devem ser utilizados para ganhar consumidores e não afastá-los por usar de forma errada ou excessiva qualquer forma de Marketing direto, com muita responsabilidade e ética, sem invadir a privacidade e sempre buscar a permissão de envio, resultando em um resultado muito maior e que proporciona conforto para o consumidor receber realmente o que lhe interessa e para a empresa que não gasta esforços em campanhas que não atingem o público-alvo certo.
A era da comunicação deve ser usada para aproximar, aproveitar o relacionamento criado e facilitado pelas tecnologias disponíveis e do interesse do consumidor em buscar muito mais informações sobre os produtos e serviços que trarão benefícios muito maiores do que os custos, criando assim o Valor em Marketing, considerando exatamente a fórmula usada por profissionais de Marketing: Valor = benefícios/custos.