11 de outubro de 2006

Marketing e CRM

A concorrência global força empresas, cada vez mais, a manter um contato mais próximo com seus clientes e tratá-los como a base de toda a estrutura que permite à ela estar no mercado, pois com a compra de seus produtos e serviços garantem o retorno esperado, geram a demanda por novos produtos e serviços, gerando mais investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento.
Todas as ferramentas disponíveis são usadas para prospectar e captar novos clientes, mas devem ser usadas também para mantê-los, cativá-los e com isso tornar-lhes defensores dos produtos e Marcas da empresa, mas tudo isso leva tempo, consome muito planejamento e tornar as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor) parte da cultura da empresa pode gerar alguns entraves, pois para muitos o consumidor não decide nada dentro das empresas, comprar ou não um produto da sua empresa é apenas um detalhe, então a empresa perde mercado, vendas e até mesmo desaparece.
Criar uma rede conjunta com o consumidor é atingir com precisão seus desejos e necessidades captando muito mais Dados, transformando estes Dados em informação útil e que geram riqueza em detalhes antes despercebidos ou então que podem ajudar no desenvolvimento de novas aplicações de um simples produto disponível no mercado, mas todo este esforço é um fator pequeno para criar o Relacionamento com o consumidor, não basta coletar dados e transformá-los em informações úteis, é como apenas saber que todos desejam um carro que valha R$1.000.000,00 mas que apenas 1 pode comprar.
Tudo o que é feito em termos estratégicos para solucionar esta equação pode ser trabalho em conjunto, todas as áreas da organização devem estar sintonizadas em um foco comum, o norte a ser seguido deve estar claro para todos e virar referência.
Quando iniciou-se o processo de implantação do CRM em empresas houve, e ainda há, uma relutância em aceitar este processo, não por sua complexidade inicial, mas porque as áreas envolvidas não estão preparadas pra compartilhar informações com os demais, então perdem-se clientes, dinheiro e tempo elaborando estratégias de captação de novos consumidores no mercado, porque ainda existem departamento totalmente isolados e que não conseguem entrar em acordo com a organização, simplesmente porque o "meu" departamento é mais importante que o "seu".
A manutenção dos consumidores é feita exatamente ao torná-lo um parceiro da organização, gerando um "casamento" entre a organização e o consumidor, sendo o consumidor o elo mais forte da relação e que poucas empresas sabem.
Com o passar do tempo as organizações poderão compreender de forma mais clara quanto perderam por tratar o consumidor como o fim de todo o processo, mas que na verdade gera retorno e traz consigo o desejo pela inovação.
As tecnologias atuais permitem obtenção de dados em um volume tão imenso que é humanamente impossível ter conhecimento do todo, mas os softwares utilizados para que o CRM funcione adequadamente estão cada vez mais integrados ao dia-a-dia de organizações que voltaram seu foco para o cliente, direcionaram a maneira de desenvolver o mercado para o cliente, tornando-o o centro das atenções e de certo modo o ativo que mais gera pesquisa para a organização, não bastando somente coletar dados, conhecer os desejos, mas preparar toda a estrutura para, em conjunto, conquistar o cliente, independentemente da área ser Marketing, Logística, Compras etc.
O tempo voa para quem não está preparado para o mercado mundial, o despreparo do mercado brasileiro pode ser o que mais pesa na hora de cativar clientes no exterior, pois a cultura do "isso não vai dar em nada" está implantada na mente de muitas pessoas que, ainda hoje, pensam que suas empresas dominam o mercado e dão ao consumidor o que é produzido por elas e não o contrário.
O CRM exige contribuição mútua, planejamento e controle das ações, desde as campanhas geradas pelo Marketing, passando pela Publicidade e Propagada, e chegando até o Ponto de Vendas, o mercado exige este preparo, a globalização é um dos pontos que mais tornam necessário implantar o CRM dentro de todas as organizações, mas no Brasil ainda há muito o que caminhar, poucos possuem a visão de como o "futuro" está dentro das oportunidades que surgem todos os dias e que ao não adequar-se ao mercado abrem mão do sucesso.
Segundo o Gartner Group, “CRM é uma estratégia de negócio voltada ao atendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto de vista tecnológico, CRM envolve capturar os dados do cliente ao longo de toda a empresa, consolidar todos os dados capturados interna e externamente em um banco de dados central, analisar os dados consolidados, distribuir os resultados dessa análise aos vários pontos de contato com o cliente e usar essa informação ao interagir com o cliente através de qualquer ponto de contado com a empresa. "