8 de outubro de 2006

Marketing viral

Atualmente o Marketing viral é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas por grandes empresas para atingir seu público-alvo, é elaborado para não associar diretamente o vídeo, texto ou jogo à marca, mas seus detalhes, quando observados com mais atenção, denotam claramente o uso do produto, marca ou serviço "disfarçado" em meio ao conteúdo distribuído por meios como o e-mail, vídeos inseridos em sites ou blogs, que atingem a mente do espectador usando, normalmente, o tom humorístico e que é repassado de uma pessoa para outra com a intenção exclusiva de compartilhar o arquivo, quando este é um vídeo.
Com as evoluções tecnológicas, o poder crescente das bandas da Internet, o compartilhamento destes arquivos por e-mail aumentando rapidamente, há uma grande necessidade de aproveitar ao máximo toda e qualquer oportunidade de colocar seu produto em evidência e estimular o compartilhamento das mesmas percepções por um grupo de consumidores, visando atingir milhões de pessoas em pouco tempo, minutos são valiosos neste modelo de Marketing, quanto mais rapidamente são atingidos os consumidores, maior é o número de pessoas que será "atingido" pelo "vírus".
Ainda há muito o que aprender para explorar de forma mais objetiva o Marketing viral, sua novidade é impulsionada ao sucesso por tratar de "disfarçar" uma propaganda comum, dando a oportunidade de divulgar seu produto com um custo menor, mas que pode passar despercebido ao estar fora do contexto que atrairia o consumidor a direcionar sua atenção ao que acabara de receber de um colega de trabalho, amigo ou vizinho. Um dos pontos que mais ajudou nesta forma de divulgação de produtos e serviços, foi a evolução tecnológica e largura de banda da Internet, cada vez mais velocidade disponível, sites especializados em hospedar vídeo e que atingem em cheio o público mais jovem que destina muito do tempo diário em frente aos computadores comunicando-se com muitas pessoas em programas de bate-papo, transferindo arquivos em e-mails para seus colegas e comentando o que havia recebido de outra pessoa numa conversa descontraída em escolas e universidades, pois existe a necessidade de estar ligado aos assuntos mais novos que surgem no mundo e trafegam pela Rede cada vez mais rapidamente, tudo isto ocasionado pela globalização mais acentuada e a fácil comunicação entre pessoas de todo o mundo, independentemente da região e que cada vez mais trará benefícios para empresas e consumidores, disponibilizando dados para ambos, desde informações básicas até mesmo a informações altamente relevantes para o uso e compra ou venda de produtos.
Com a maior facilidade de expor seu produto, a interação entre um maior número de pessoas e um resultado multiplicado inúmeras vezes, é necessário direcionar corretamente esta ação, pois o Marketing viral pode tornar-se algo comum, perdendo o valor que hoje, sem dúvidas é uma das ferramentas mais poderosas já criadas e conhecidas por um número crescente de pessoas em todo o mundo, perder a graça e então ser deixado de lado.

Segundo definição da Wikipedia:
O Marketing viral e a publicidade viral referem-se a técnicas de Marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares a extensão de uma epidemia. A definição de Marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de e-mail, de adicionar sua publicidade ao e-mail que sai de seus usuários. O que se assume é que se tal anuncio alcança um usuário "suscetível", esse usuário "será infectado" e pode então seguir infectando a outros usuários suscetíveis. Enquanto cada usuário infectado envia o e-mail a mais de um usuário suscetível por média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior que um), os resultados "standard" em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.
De forma mais geral, o marketing viral se utiliza as vezes para descrever algumas classes de campanhas de marketing baseadas na Internet, incluindo o uso de web logs, de sites aparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere a idéia que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens, e inclusive textos.
Fonte: Parte do texto foi pesquisado na Wikipedia.