27 de outubro de 2006

Trade Marketing

Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado, é necessário o profissional de Marketing aprofundar cada vez mais os estudos relacionados ao consumidor, toda e qualquer variável deve estar disponível para que as estratégias tenham um impacto melhor quando a campanha é lançada e conquista o público-alvo da melhor forma.
A Segmentação do mercado faz com que a cada dia mais e mais nichos, ou "blocos", de consumidores apareçam e sejam procurados para que a empresa conquiste a preferência antes dos concorrentes, é um árduo trabalho, requer muitos estudos direcionados aos mais variados perfis de consumidores e estratégias bem elaboradas são um item mínimo neste ambiente, pois com o surgimento de grupos cada vez mais exclusivos no mercado fica claro que toda e qualquer ação deve ser pensada com um foco muito bem definido e que proporciona várias possibilidades para cada organização.
Quando o foco estratégico do Trade Marketing é colocado no mercado para que os consumidores tenham produtos mais especializados, percebe-se que o número de empresas que buscam espaço é gigantesco, pois qualquer diferencial pode gerar ganhos em termos financeiros e de aumento nas vendas, na verdade o Trade Marketing parte do princípio de unir, ou direcionar de melhor forma a relação empresa-consumidor, para que a concorrência não chegue na frente e tome aquela fatia específica do mercado.
Os nichos estão cada vez mais tomando espaço nas estratégias de Marketing, a capacidade de gerar informações úteis por meio dos sistemas de CRM faz com que cada organização possa usar sabiamente todo este conjunto e dê ao seu segmento ou nicho o melhor produto quando comparado com os demais, mas nem sempre utilizam-se as informações corretas para elaborar uma estratégia de Marketing realmente eficaz, muitos marqueteiros ainda preferem o feeling, enquanto os profissionais de Marketing buscam estudar todas as possibilidades daqueles produtos ofertados e do consumidor que deve buscar no mercado.
Um dos pontos mais interessantes do Trade Marketing é a integração e interação mais próxima entre a empresa e o consumidor, os pontos-de-venda são fontes de busca de informações realmente vitais, que influenciam todo o planejamento, elaboração de estratégias, busca por informações de produção e até os Canais que devem ser usados.
Conseguir entender o mercado em sua totalidade não é possível para nenhum profissional de Marketing, mas estudar ao máximo todas as variáveis e buscar conhecimentos para dar aos consumidores produtos com Valor é algo que trará um resultado muito melhor para a empresa e todos os seus colaboradores.
Saber que a diferenciação de produtos é outro ponto muito importante no mercado atual é ter a oportunidade de estudar muito mais a fundo a concorrência, ter mais possibilidades de explorar os erros deles e então encantar o consumidor, ou até mesmo superar suas expectativas, pois muito mais do que satisfazer desejos e necessidades, é necessário ao Marketing e seus profissionais ofertarem ao mercado o melhor e mais adequado produto para aquela necessidade específica e surpreendê-lo em algum ponto.
Muito mais do que colocar produtos no mercado, é tarefa de toda a organização, não somente do Marketing, estar atento ao mercado e à concorrência ferrenha causada pela globalização e todos os produtos que estão conquistando consumidores e formando um número maior de segmentos e nichos.