31 de outubro de 2006

Vantagem competitiva em Marketing

Ter uma vantagem sobre seus concorrentes é um grande desafio do Marketing, principalmente quando a competição torna-se cada vez mais acirrada, a globalização é mais um fator que proporciona aprofundar cada vez mais os estudos de mercado, os desejos e necessidades dos consumidores e elaborar estratégias que tragam para seus produtos o retorno adequado a toda Vantagem competitiva de cada organização no mercado.
Para que uma empresa possa obter este tipo de vantagem, são necessários alguns requisitos como:
  1. Difícil de imitar;
  2. Única;
  3. Sustentável;
  4. Superior a competição;
  5. Aplicável a múltiplas situações.
Estudando cada vez mais o mercado, o comportamento do consumidor, as estratégias dos concorrentes, criando produtos com Valor entre muitas outras variáveis, pode-se criar um produto que realmente traga para dentro da empresa uma Vantagem competitiva tão importante e forte, que consegue manter seu espaço no mercado e adaptar-se ao portfólio disponível da empresa.
As empresas podem ter como características que constroem a Vantagem competitiva:
  • Foco no cliente, Valor para o cliente;
  • Qualidade superior do produto;
  • Distribuição ampla;
  • Alto Valor de Marca e reputação positiva da empresa;
  • Técnicas de produção de baixo custo;
  • Patentes, direitos autorais e de propriedade industrial;
  • Proteção do governo (subsídios e monopólio);
  • Equipe gerencial e de funcionários superior.
A agilidade em elaborar novas estratégias, conhecer profundamente o mercado, além de utilizar-se da capacidade criativa de todos os colaboradores da empresa, dão ao profissional de Marketing uma das grandes Vantagens competitivas diante da concorrência, porque pode unir todos os departamentos da organização em um objetivo comum, ganhar dos concorrentes e conquistar um mercado muito maior.
Os 4 P´s dão uma base para criar uma Vantagem competitiva real diante dos concorrentes, são formas de produzir e ao mesmo tempo transformar sonhos em realidades, por isso é fundamental que o profissional de Marketing tenha em mente o conjunto de informações que darão a Vantagem à organização, não deixando escapar detalhes ou dados que podem deixar o planejamento incompleto.
A maior Vantagem competitiva de uma empresa é ter dentro dela a diversidade de informações, mentes brilhantes que estudam constantemente o mercado e produzem idéias de forma coerente e sem o feeling, pois Marketing não é brincar sem preocupação, mas brincar com responsabilidade na hora da criação e executar de forma séria o planejamento previamente elaborado com base em dados sólidos e atuais.