27 de novembro de 2006

E-mail Marketing

Uma das ferramentas de Marketing direto, muito usada hoje devido a Internet e a percepção das empresas em buscar e informar seus consumidores de forma mais barata e direcionada, promovendo o relacionamento entre a empresa e o consumidor.
Por ser uma poderosa ferramenta, nos dias atuais, torna-se também um risco, quando não há um planejamento, controle, Pesquisa, utilização dos dados já obtidos anteriormente pela organização, existem chances de tornar-se um incômodo para o consumidor, nenhuma pessoa gosta de abrir suas contas de e-mail e receber toneladas de campanhas, muitas das quais não pediu e não têm interesse.
De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail, tornando ainda mais importante para as empresas o relacionamento com seus clientes.
Uma das diferenças entre o e-mail Marketing e o spam é a sua permissão de recebimento, o consumidor pode solicitar seu recebimento explicitamente ou então, quando há uma relação muito profunda entre empresa e consumidor, o envio do e-mail Marketing é feito, obviamente há uma linha tênue que separa o e-mail Marketing e o spam, os profissionais de Marketing devem optar sempre pela permissão do consumidor, caso contrário acaba sendo comparado ao marqueteiro que só envia spam sem permissão e só traz dor de cabeça ao cliente, pois para este indivíduo todo o planeta é seu mercado.
O e-mail Marketing, seguindo os princípios éticos, é usado para ofertar produtos e serviços, na Comunicação de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, Pesquisa de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.
Também é recomendado para o envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos, por exemplo, em uma organização de eventos o Marketing por e-mail pode ser aplicado na distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.
Quando as empresas adotam o e-mail Marketing, acabam tendo uma série de benefícios:
  • Proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
  • Interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem;
  • Segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
  • Personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  • Mensuração: o retorno da campanha realizada é acompanhada em tempo real.
Em comparação com a mala direta, por exemplo, o e-mail Marketing oferece grandes vantagens, a primeira delas é a velocidade, enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando-se a Internet, o cliente recebe imediatamente.
Outra vantagem é a economia, pois a Comunicação digital reduz custos de criação e envio, bom como elimina despesas de impressão e manuseio, além disso, a praticidade também é uma vantagem, pois, no relacionamento por e-mail, é necessário ter apenas o nome e a caixa postal eletrônica do cliente, já por mala direta impressa, são necessárias várias informações: rua, bairro, cidade, estado e CEP.
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Comitê Gestor da Internet no Brasil.