18 de novembro de 2006

A importância do Posicionamento em Marketing

Há muito tempo existe a busca pelo produto perfeito, ofertar ao consumidor o melhor serviço, elaborar estratégias que garantam vantagens sobre os concorrentes e procurando sempre deixar com que as ferramentas de Marketing possam dar ao profissional de Marketing as facilidades e possibilidades de reconhecer qual é o melhor Posicionamento para a empresa, o produto e principalmente a combinação entre eles.
Muito mais do que apenas determinar a forma como o consumidor enxerga o produto no mercado, o Posicionamento deve trazer consigo a cultura da organização, as práticas que transformaram um simples objeto ou serviço em sucesso no mercado diante da concorrência.
Criando um bom Posicionamento pode-se aproveitar melhor o feedback dado pelos consumidores e assim melhorar cada vez mais seus produtos e serviços ofertados, traçando estratégias para que a prospecção e manutenção dos consumidores torne-se mais eficaz e traga para a organização os melhores resultados.
Quando a organização possui produtos de sucesso não há motivos para duvidar das estratégias usadas para o Posicionamento dado, mas também podem ocorrer erros que direcionam o produto para consumidores "inesperados".
Algumas empresas e marqueteiros sempre erram ao posicionar seus produtos, não realizam as devidas pesquisas ou então deixam estacionados os processos produtivos e criativos da organização, muito diferente do profissional de Marketing que busca sempre estudar o mercado, conhecer a empresa e os produtos ou serviços ofertados.
O melhor Posicionamento não é aquele que surge de repente, mas o que foi trabalhado, por meio de conhecimentos adquiridos com as informações de mercado, com o feedback do consumidor e com o desejo do profissional de Marketing em dar ao consumidor o melhor produto que sua empresa pode ofertar.