7 de novembro de 2006

Marketing de guerrilha

Uma das estratégias a serem utilizadas por empresas para conquistar espaço perante os concorrentes de mercado é o Marketing de guerrilha, a qual é utilizada por empresas "fracas" diante das "fortes", visando atacar de forma bastante específica pequenos blocos de consumidores, levando consigo estratégias de guerra que permitem atacar e sair de um local rapidamente.
Com um orçamento menor que seus concorrentes, cabe as empresas mais fracas buscarem novas possibilidades de ganhar um mercado, dar a um certo grupo de consumidores produtos adequados e que atingem objetivos mais rapidamente quando a estratégia faz uma previsão mais precisa do tempo necessário para atuar naquele local e mudar-se caso seja necessário.
Quando empresas crescem no mercado, podem deixar de atender um determinado público-alvo ao levar junto com seu crescimento os produtos para um patamar elevado, não atendendo mais um Segmento ou nicho que antes lhe pertencia, então entram em ação as empresas com estrutura mais enxuta e que podem naturalmente ocupar o lugar deixado, pois um consumidor que adquire um produto feito especificamente para um Segmento, uma classe social, não aceitará que outro grupo obtenha o direito de utilizar o produto ou sequer a Marca, pois neste caso um produto premium perderia todo o sentido caso um outro produto "popular" ostentasse a mesma Marca, por essa razão é necessário estudar constantemente o consumidor e seu mercado de atuação, para não ocorrerem erros que grandes marcas, no setor automobilístico cometeram ao lançarem versões "populares" de seus automóveis de luxo.
Segundo o site Espalhe, dentro do Marketing de guerrilha há a utilização de termos bélicos na seguinte forma:
  • Pequenos grupos constituídos ilegalmente - Energia em vez de dinheiro (não é preciso um mega orçamento para fazer sua marca ser vista, basta trabalhar com posicionamento e ferramentas de guerrilha de forma consistente);
  • Desobediência às normas estabelecidas nas convenções - Métodos não-convencionais (no Marketing de guerrilha não se utiliza mídia regular/eventos tradicionais que consomem a maior parte da verba de Marketing);
  • Extrema mobilidade - Resposta rápida ao mercado (sem grandes produções, pode-se implementar uma ação em poucos dias ou horas);
  • Conhecimento do campo de batalha - Conhecimento do público-alvo (fundamental para um "ataque" preciso);
  • Grande capacidade de atacar de surpresa - Ações surpreendentes (chamar atenção da imprensa e do público-alvo para que todos comentem).