12 de novembro de 2006

O consumidor e o Marketing

Atualmente as organizações buscam cada vez mais ampliar sua fatia de mercado, conquistar mais consumidores, elaborar estratégias que dêem aos consumidores a percepção de Valor em seus produtos, mas por muitas vezes esquecem-se de atender o consumidor já conquistado.
Quando o mercado parece estar saturado, os produtos não conseguem mais atrair os consumidores, nenhuma estratégia parece dar certo, cabe ao profissional de Marketing olhar seu histórico, revisar tudo o que foi feito para conquistar o mercado, avaliar novamente o que o produto oferece ao consumidor, mas normalmente nada disso é lembrado pelos marqueteiros, para eles é só fazer outro produto e pronto, a preguiça de estudar promove este tipo de ação.
Os profissionais de Marketing devem estar constantemente atualizando, aprimorando e aperfeiçoando seu conhecimento, não há motivos para deixar de lado estudar o comportamento do consumidor, entrar em contato com ele e até mesmo buscar ouvir aqueles que detestam os produtos da empresa onde trabalham, ouvir críticas negativas pode não ser muito fácil, mas é o melhor a ser feito, assim impede que o ego tome conta da organização e faça com que tudo seja perdido por ser "idolatrado" pelos consumidores.
O consumidor deve ser compreendido, é uma das fontes de informação mais preciosas que uma empresa pode ter em suas mãos, toda a Pesquisa realizada deve deixar espaço para que o consumidor possa comentar e informar muito mais ao profissional de Marketing do que a Pesquisa em si, unindo estas duas formas pode-se chegar em algo bem próximo ao desejo do consumidor e então os produtos ou serviços ofertados serão melhores do que os concorrentes oferecem.
Para o profissional de Marketing é vital que ele seja o primeiro a comprar o produto fabricado pela sua empresa, é uma questão que leva ao sucesso de uma empresa no mercado, já dita há muito tempo por Henry Ford, quando este aumentou os salários de seus funcionários para que comprassem seus produtos, desta forma iniciou-se um processo de fidelização e que demonstra o quanto é importante conhecer o consumidor que está dentro da própria organização, dando-lhe oportunidade de utilizar os produtos ou serviços e passando muito mais informações para a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento.
O Marketing é uma arte, uma ciência que procura dar ao consumidor o melhor, por isso deve ser tratado de forma a trazer consigo não apenas 1 ou 2 pessoas, mas sim toda a organização e seus stakeholders, mas principalmente conhecer o que oferta, como oferta e para quem oferta, sem o consumidor não há empresa que possa ampliar ou manter seu funcionamento, é por isso que os profissionais de Marketing devem sempre estar estudando e conhecendo o mercado onde estão inseridos.