21 de novembro de 2006

Plano de Marketing

Ao elaborar um plano de Marketing pode-se compreender a importância que existe em estar envolvido completamente com estudo e Pesquisa, o mercado não pára e seus concorrentes sempre irão buscar estar um passo à frente, com produtos melhores, com uma Marca muito mais presente na mente do consumidor e conseguindo a fidelização do público-alvo.
Um bom plano de Marketing tem natureza operacional, dividido em 5 etapas:
  • Informações de mercado: nesta etapa ocorrem as coletas de dados, a busca por informações que dêem ao profissional de Marketing um direcionamento de quais ferramentas usar para elaborar e compreender o mercado, a concorrência e o público que pretende atingir;
  • Estratégias de Marketing: este é o momento onde são definidas as estratégias, é um ponto onde o profissional de Marketing busca adequar as estratégias ao produto, empresa e mercado;
  • Mix de Marketing: o Composto mercadológico é elaborado com base nos 4 P´s (Produto, Comunicação, Distribuição e Preço), com informações precisas e estratégias bem elaboradas é facilmente simples de ser criado, é necessário conhecer bem a cadeia de fornecedores, a empresa, os Canais a serem usados etc.;
  • Implementação: este é o ponto mais delicado, colocar toda a estrutura já montada para funcionar exige atenção, um planejamento de ações muito bem organizados e consome investimentos que devem ter retorno positivo ao longo da sua vida útil;
  • Controle e realimentação: nada pode ser feito sem que haja um controle, usar as ferramentas corretas para medir o desempenho da organização, as mudanças do mercado e as melhorias que podem ser feitas com base no feedback do consumidor são fundamentais e geram um ciclo evolutivo, os profissionais de Marketing sabem da importância deste ponto e procuram não deixar brechas para a concorrência superar sua empresa.
Muito mais do que um planejamento, o plano de Marketing é a base para que uma nova linha de produtos ou serviços e Marca, voltados para que todos os pontos levantados no planejamento acabem por atingir suas metas.
Quando um plano de Marketing não sai como planejado pode-se dizer que o marqueteiro não sabe como elaborar um, não conhece o mercado e muito menos a empresa, por isso sempre fracassam e levam as empresas consigo.
Os profissionais de Marketing sabem muito bem quais pontos são importantes, mesmo sabendo que todos são importantes, ele dá prioridade àqueles pontos onde a concorrência já tem experiência ou pode vir a usar como ponto de ataque em sua estratégia, por isso é muito importante que o profissional de Marketing saiba entender os dados que recebe em suas mãos e dê Valor para o aprendizado contínuo.
Um plano de Marketing é composto pelas seguintes partes:
  • Resumo executivo e sumário;
  • Situação atual de Marketing;
  • Análise de oportunidades e questões;
  • Objetivos;
  • Programas de ação;
  • Demonstrativo de resultados projetados;
  • Controles.