28 de dezembro de 2006

Ciclo de vida do consumidor em Marketing

Desde o nascimento até sua idade mais avançada, o consumidor recebe impulsos e têm necessidades completamente diferentes, iniciando-se, por exemplo, com produtos e serviços direcionados aos bebês e chegando ao consumidor já aposentado e que possui interesses por viagens, passeios etc.
Aproveitar cada um destes momentos em Marketing é traçar uma linha muito similar, ou igual, a do Ciclo de vida do produto, passando pela introdução, crescimento, maturidade e declínio (revitalização), sendo que:
  • Introdução de produtos e serviços pode ser comparada com o nascimento;
  • O crescimento é o início das atividades sociais como escolas;
  • A maturidade é a entrada no mercado de trabalho, os desejos e conquistas;
  • A revitalização é a aposentadoria, onde o ritmo acelerado da vida fica um pouco de lado.
Certamente existem serviços similares que os consumidores usam ao longo da vida, partindo do ponto de seu nascimento até sua aposentadoria, como:
  • Planos de saúde;
  • Transporte em viagens, excursões, para a aula quando mais jovem;
Com a evolução do mercado e os muitos concorrentes existentes, percebe-se que a gama de produtos e serviços ofertados são inúmeros, logicamente uma única pessoa não utilizará todos durante sua vida, até mesmo porque a oferta dos mesmos não será para todos os consumidores do mercado.
A evolução natural na troca do uso de alguns bens e serviços é vital para a pessoa, suas necessidades e desejos são diferentes ao longo da sua vida, iniciam-se com comidas especiais para bebês e chegam em dietas específicas para um público adulto.
As famílias também passam por estágios dentro do Ciclo de vida, os nove estágios destes Ciclos são:
  • Solteiro: jovem que não mora com a família;
  • Recém-casados: jovens sem filhos;
  • Ninho cheio I: filhos com menos de 6 anos;
  • Ninho cheio II: filho caçula com 6 anos ou mais;
  • Ninho cheio III: casais mais velhos com filhos dependentes;
  • Ninho vazio I: casais mais velhos, sem filhos morando com eles, chefe da família em atividade profissional;
  • Ninho vazio II: casais ainda mais velhos, sem filhos em casa, chefe de família aposentado;
  • Sobrevivente I: solitário em atividade profissional;
  • Sobrvivente II: solitário aposentado.
Alguns estudos recentes identificam estágios de Ciclo de vida Psicológicos, os adultos vivenciam certas "passagens" e "transformações" ao longo da vida.
Os profissionais de Marketing prestam bastante atenção às circunstâncias de mudanças de vida - divórcio, viuvez, novo casamento - e seus efeitos no comportamento de consumo.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.