29 de dezembro de 2006

Marketing 1 para 1

Customização é uma palavra muito utilizada hoje em dia, levando em conta a necessidade de ter em mãos um produto único, exclusivo e que tem a personalidade do consumidor.
Basicamente pode-se observar esta corrente atual em automóveis, as próprias montadoras estão criando facilidades para que o consumidor final seja "responsável" pelos detalhes que estarão presentes no automóvel ao final do processo de produção.
Logicamente todos os acessórios e suas possibilidades de montagem já estão inseridos dentro da linha de produção, há limitações quanto ao que pode ser escolhido, pois sem essas limitações o consumidor poderia "produzir" um automóvel tão complexo que seria praticamente impossível de construir.
Essa diferenciação entre os produtos está cada vez mais evidente, o Marketing 1-to-1 (um para um) ganha cada vez mais força, serviços são customizados para aquele cliente específico, produtos podem ganhar acessórios, cores e tantas outras possibilidades que listá-los é impossível, pois a mente do consumidor é muito fértil e promove a evolução do mercado.
Dentro da Internet pode-se observar mais claramente este nicho de mercado, alguns sites possibilitam a personalização, inclusão de conteúdo e tantas outras modificações que não há como existirem 2 produtos iguais, como exemplo pode ser usado o Meu Yahoo! (My Yahoo!), um site em que o cliente pode ter inúmeros serviços disponíveis, como:
  • Checagem de e-mails;
  • Cotações de moedas estrangeiras;
  • Receber as últimas notícias de inúmeros sites;
  • Posicionar os elementos onde desejar;
  • Criar uma agenda personalizada etc.
As possibilidades são praticamente infinitas, o consumidor escolhe o que deseja receber, não há mais necessidades de trocar de páginas para ter a informação desejada, pois faz-se um único login e com isso ganha-se tempo.
Certamente pode-se também observar essa personalização do produto em automóveis e o tunning (a tradução literal do termo é ajuste, afinação) é o indicador mais visível de todos, cada parte do automóvel é feita sob medida para cada consumidor, como:
  • Cd player, DVD player e Mp3;
  • Pinturas;
  • Troca de estofamentos;
  • Troca de rodas e pneus;
  • Inserção de luzes, neons etc.
Tudo é feito ao gosto do consumidor, têm a sua cara inserida em cada detalhe, tornando o produto único.
Este nicho de mercado cresce a cada dia, as pessoas sentem a necessidade de ser percebidas de forma diferente, querem ler somente o que precisam, querem ter um automóvel exclusivo, consumir serviços que sejam feitos para ele e ninguém mais.
Os profissionais de Marketing estão aprendendo a lidar com mercados altamente exigentes, que buscam produtos diferenciados, com uma personalidade e que sejam agradáveis ao uso.
Também pode-se concluir que a evolução tecnológica também é um ponto onde a personalização dos produtos é um ponto influenciador, o mercado de computadores pessoais (PC´s) é visto como um dos mais evolutivos, pois a evolução, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e serviços é constante, como:
  • Placas de vídeo e som cada vez mais poderosas;
  • Processadores mais velozes (a cada 18 meses dobram seu poder de processamento);
  • Acessórios que são adquiridos de acordo com a necessidade do consumidor, como volantes para jogos, teclados feitos para FPS (jogos de tiro em primeira pessoa), mouse com maior precisão etc.
As possibilidades são praticamente infinitas, independente do nicho de mercado que se espera atingir, com tudo isso a fidelização do consumidor por essa ou aquela Marca é fruto de muito trabalho e estudo do profissional de Marketing, que deve estar atento aos desejos e necessidades do consumidor, realizar Pesquisas e compreender seus resultados.
A customização está voltando ao crescimento em seu Ciclo de vida, ela já esteve muito presente no mercado, mas agora têm foco e um público-alvo muito seletivo e exigente, o maior diferencial que pode ser conquistado por uma organização hoje é a fidelização de seus consumidores e a percepção e aprendizados contínuos.