3 de dezembro de 2006

Marketing de massa

O sonho de muitas empresas que entram no mercado é poder ter seus produtos em todos os lares, não importando o país e muito menos sua segmentação, deixando muito claro que seu produto não possui diferencial, não é caro ou busca atender certa necessidade.
Este pode ser um modelo de estratégia a ser usado, mas uma empresa não sobrevive em um mercado com um único produto e deve-se diversificar o portfólio, pois atender o mercado com somente um produto é um risco muito elevado.
Saber conquistar um mercado é tarefa de muito estudo, Pesquisa e conhecimento do produto, são poucas as empresas que podem se dar ao luxo de levar durante anos, até séculos, um produto forte e que conquista consumidores com o passar dos tempos.
Com as mudanças rápidas que acontecem no mercado, o surgimento de novos concorrentes, Marcas novas e profissionais de Marketing que conseguem perceber espaço no mercado, pode-se entender a dinâmica causada pela globalização e a necessidade de diversificar o leque de produtos dentro das organizações.
Os produtos seguem, sem exceções, o Ciclo de vida, tem sua Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio, deixando em aberto a possibilidade de chegar nesta última etapa de uma revitalização ou novos usos do produto no mercado.
Segundo a Wikipedia, "O Marketing de massa é a produção, Distribuição e a promoção em massa de um mesmo produto, sem que haja um maior nível de segmentação de mercado."