30 de dezembro de 2006

Mercado internacional e Marketing

Globalização é um fator que implica em vários pontos, oportunidades e ameaças para toda e qualquer organização, independentemente de seu porte, desde a micro até a maior empresa corre-se o risco de perder o mercado para um concorrente novo naquele mercado específico.
Muitas empresas elaboram estratégias para entrar em mercados internacionais, buscam informações sobre o público consumidor local, pesquisam os produtos similares naquele mercado e muitas vezes são apressados ao esquecer detalhes vitais.
Sair do mercado em que há uma estabilidade e ganhar o mundo é o desejo de toda organização, lucrar com margens um pouco maiores, colocar seus produtos em outras vitrines e dar aos consumidores a oportunidade de conhecer uma nova cultura podem trazer benefícios para as empresas, como também podem acabar trazendo riscos, quando não há um planejamento.
O profissional de Marketing deve buscar Informações, coletar dados, descobrir quais são os pontos em que seu produto é melhor, que forma de atuar no novo mercado etc., mas também deve conhecer o potencial da sua organização em produzir e atender a demanda que surgirá se o produto for bem aceito no mercado.
Os estudos voltados aos novos mercados devem ser constantes, trazer Informações relevantes e dar ao profissional de Marketing uma base para tomar decisões sobre as questões:
  • Decidir se deve ingressar no mercado internacional;
  • Decidir em que mercado entrar;
  • Decidir sobre a maneira de ingressar no mercado;
  • Decidir o programa de Marketing;
  • Decidir a organização de Marketing.
O Marketing internacional existe há décadas, empresas altamente conhecidas por consumidores do mundo inteiro, como:
  • Nestlé;
  • Shell;
  • Bayer;
  • Toshiba etc.
Logicamente conhece-se o Valor que há por trás dos produtos, as características que fizeram e ainda fazem com que seus produtos ainda estejam conquistando consumidores e mantenham a fidelidade de um grupo de consumidores.
A maioria das empresas prefere permanecer no mercado interno, se ele fosse grande o suficiente.
Os gerentes não precisariam aprender outras línguas e leis, a lidar com moedas flutuantes e a enfrentar incertezas políticas e legais, nem alterar o design de seus produtos para adaptá-los às diferentes necessidades e expectativas de consumidores, seria muito mais fácil e seguro fazer negócios.
Muitos fatores, porém, estão levando mais e mais empresas ao mercado internacional:
  • Empresas globais que ofereçam melhores produtos ou preços mais baixos podem atacar o mercado internacional da empresa, a empresa pode desejar contra-atacar essas concorrentes em seus mercado internos;
  • A empresa descobre que alguns mercados internacionais apresentam oportunidades de lucro maiores do que as do mercado interno;
  • A empresa precisa de uma base de clientes maior para atingir economias de escala;
  • A empresa quer ser menos dependente de um único mercado;
  • Os clientes da empresa estão viajando para fora do país e exigem atendimento internacional.
Antes de tomar a decisão de ingressar no mercado internacional, a empresa precisa ponderar vários riscos:
  • A empresa pode não compreender as preferências do cliente estrangeiro e não conseguir oferecer um produto competitivamente atraente;
  • A empresa pode não compreender a cultura empresarial do país em questão ou não saber como lidar com seus habitantes;
  • A empresa pode subestimar as normas estrangeiras e incorrer em custos inesperados;
  • A empresa pode se dar conta de que não possui gerentes com experiência internacional;
  • O país pode mudar suas leis comerciais, desvalorizar sua moeda ou passar por uma revolução política e desapropriar bens estrangeiros.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.