2 de dezembro de 2006

Novas mídias de Marketing

Com o passar dos tempos, as novas tecnologias, estratégias mais apuradas, Pesquisas avançando onde, anteriormente, não havia motivos para realizá-las e gerando um número muito maior de dados, pode-se notar que a evolução e crescimentos do Marketing têm muita relação com as novas gerações, a globalização e fatores culturais antes desconhecidos.
As novas tecnologias ajudaram a criar novas ferramentas (mídias) dentro do Marketing, são soluções que para alguns podem parecer inofensivas, mas que são direcionadas exatamente ao público-alvo correto, como exemplo, já faz algum tempo, as empresas buscaram novas formas de colocar suas Marcas em evidência no mercado, e por meio dos videogames, as produtoras perceberam que tornou-se possível alcançar e ter um feedback muito melhor de seus produtos.
Mas não somente em consoles isto ocorre, com a Internet e o advento dos jogos on-line, ficou muito mais fácil inserir um simples "outdoor" em um jogo de corrida, FPS etc., mas muito mais do que isso, atualmente com a velocidade da banda aumentando e proporcionando que muitas pessoas possam estar "juntas" em um mesmo jogo, conseguiu-se realizar um gol neste mercado, a inserção de vídeos, como os vistos na Internet ou televisão, dentro de jogos, em locais já determinados e que chamam a atenção, para alguns especialistas trata-se de mensagem subliminar, só que a imagem da Marca, empresa ou um vídeo promocional está ali bem na frente dos olhos e não esconde nada.
Sempre existiram e vão existir mentes incapazes de adaptar-se à evolução, não percebem as vantagens de ter em mãos mais uma ferramenta ou mídia, considerando especialmente que em jogos específicos a exploração da Marca ou propaganda pode ser alterada com o passar do tempo, criando assim mais um diferencial para a empresa produtora, deixando em aberto a possibilidade de criar e informar o consumidor (jogador) de que há um novo produto no mercado, os próximos lançamentos da empresa são estes e outras possibilidade praticamente infinitas, pois o avanço na área dos jogos é tão grande que existe 1 console que possui um comunicador de mensagens instantâneas, uma rede de compartilhamento entre os jogadores e recebe dicas dos jogadores para melhorar os produtos, além de possuir o acesso à Internet de banda larga, permitindo a constante atualização dos vídeos, outdoor etc. dentro dos jogos.
A visão de mercado é fundamental para que o profissional de Marketing possa enxergar muito antes de seus concorrentes o mercado disponível, o que é fruto de muitos estudos e permanentes Pesquisas, permitindo aprender constantemente e assegurar que seu produto chegue ao público-alvo certo e em primeiro lugar, fixando a Marca e a empresa na mente do consumidor.