4 de dezembro de 2006

Os 5 M´s da Propaganda em Marketing

Quando o profissional compreende realmente o que é Marketing, pode usufruir da melhor forma possível de todas as ferramentas disponíveis, a Propaganda é uma delas e sua importância é entendida pelo consumidor como a alma do negócio, o que pode, em determinado ponto, tornar-se verdade.
Em muitos casos confundida com o Marketing, a Propaganda tem como finalidade lembrar o consumidor de comprar o produto desejado ou necessário, pode encantá-lo com sua beleza, quando não é muito bem elaborada e perde o foco com o produto, ou dar-lhe informações que façam vir a mente a lembrança das suas necessidades e desejos.
Dentro da Propaganda encontram-se os 5 M´s, que são:
  • Missão: neste ponto devem ser estabelecidos os objetivos reais da realização da Propaganda, exatamente como é feito com uma empresa, uma Propaganda precisa ter um direcionador, ter um foco e um ponto a ser atingido;
  • Moeda: aqui determina-se o Valor monetário que será destinado à realização da Propaganda, deve-se conhecer o Ciclo de vida do produto no mercado, sua participação etc.;
  • Mensagem: toda Propaganda deve ter uma mensagem, transmitir informações e dar ao consumidor o que é realmente importante, algumas empresas fracassam por não criarem mensagens de fácil compreensão e não percebem o erro cometido;
  • Mídia: sempre deve-se escolher o melhor veículo para "espalhar" sua Propaganda, mas deve-se conhecer, por meio de Pesquisa, qual é o melhor caminho a seguir, saber seu alcance, a freqüência e impacto, principalmente quando há conhecimento de quem é seu público-alvo;
  • Mensuração: a avaliação dos resultados é fundamental, não há como realizar uma Propaganda simplesmente por achar necessário, o profissional de Marketing sabe que este ponto pode trazer as informações necessárias para mudança, ampliação ou até mesmo a retirada da veiculação da Propaganda, quando esta não é entendida pelo público-alvo.
Muito mais do que criar uma Propaganda atrativa, cabe ao profissional de Marketing conhecer cada uma das etapas dos 5 M´s da Propaganda, pois conhece seu produto e mercado, têm plena consciência do melhor veículo para a Comunicação ter a efetividade e trazer para a empresa e o consumidor um relacionamento próximo e que trará feedback, deixando claro que o consumidor compreendeu a mensagem e quer sempre dar sua contribuição para a empresa que lhe dá os produtos necessários ou desejados.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.