10 de dezembro de 2006

Pesquisa e Desenvolvimento em Marketing

Uma empresa sempre deseja e necessita lançar produtos novos no mercado, não optando apenas por lançá-los, esses produtos devem ser muito bem-sucedidos.
Para que todo produto seja um sucesso, o departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e o Marketing devem caminhar em um rumo, sua interação e ação conjunta para o sucesso é fundamental e não pode ser motivo de desunião entre estas áreas da organização.
Mesmo que as diferenças "culturais" entre estes departamentos apontem um possível desentendimento futuro, deve-se primeiramente pensar no conjunto, no relacionamento com que as diferenças sempre melhoram os processos, produtos, serviços etc., pois o modo como cada departamento enxerga os processos ou estratégias é completamente diferente e deve servir como um diferencial que traz o melhor resultado final.
O P&D possui cientistas e tecnólogos que orgulham-se da curiosidade científica e do isolamento, gostam de desafios, não preocupam-se com o resultado imediato de vendas e preferem trabalhar sem supervisão ou responsabilidade.
Por sua vez, o Marketing possui pessoas orientadas para os negócios, que orgulham-se da compreensão prática do mercado.
Com a maximização das qualidades técnicas ao invés de projetar produtos para as exigências dos consumidores, o P&D causa atritos com o Marketing e a existência destes atritos causa dificuldades de relacionamento, pois o pessoal de P&D enxerga o pessoal de Marketing como enganador.
Em uma empresa equilibrada, o P&D e o Marketing trabalham compartilhando a responsabilidade pelas inovações bem-sucedidas orientadas para o mercado, a equipe de P&D deve assumir não apenas a responsabilidade da inovação, mas também o lançamento de um produto bem-sucedido, enquanto que a equipe de Marketing deve assumir a responsabilidade não apenas pelas novas vendas, mas também pela identificação correta das necessidades e preferências dos consumidores.
A cooperação entre P&D e Marketing pode ser facilitada de várias maneiras, como:
  • Organização de seminários conjuntos: para aumentar a compreensão e o respeito pelas metas, pelos estilos de trabalho e pelos problemas das duas partes;
  • Atribuição de cada novo projeto a equipes interdepartamentais: incluindo um profissional de P&D e um de Marketing, que trabalharão em conjunto por toda a duração do projeto, os departamentos de P&D e Marketing estabelecerão em conjunto as metas de desenvolvimento e o plano de Marketing;
  • Incentivo da participação de P&D no processo de vendas: incluindo o envolvimento na preparação de manuais técnicos, participação em feiras setoriais, realização de Pesquisa de Marketing pós-lançamento e até o fechamento de vendas;
  • Eliminação de conflitos: são gerados relatórios, com procedimentos claros, o P&D e o Marketing reportam-se a um único diretor.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.