16 de janeiro de 2007

Ciclo PDCL em Marketing

Durante muito tempo foi possível estudar, aprender o funcionamento e aplicar o Ciclo PDCA em Marketing.
Com a evolução do mercado, o maior aprendizado dos clientes, as Informações disponíveis mais facilmente e o próprio aprendizado dos profissionais de Marketing, foi descoberto que na verdade o ciclo deve ser chamado na verdade PDCL, onde:
  • P = planejamento (plan): sem um planejamento bem elaborado uma organização não tem como definir sua visão, missão, atingir suas metas ou objetivos, determinar quais metodologias serão utilizadas para que tudo funcione perfeitamente, obtendo-se resultados calculáveis e que terão maiores chances de serem atingidos ao seguir corretamente o que foi descrito no planejamento;
  • D = execução (do): após definir o planejamento é chegada a hora de executar, colocar tudo em prática e comprovar que o planejamento foi feito da forma correta, unindo o plano com o ato de fazer;
  • C = verificação (check): após planejar e executar é necessário verificar que pontos estão atingindo as metas, comprovando que os estudos estavam corretos e que ao seguir o planejamento tudo é mensurável, e que pode ajudar a definir quais pontos podem ser melhorados;
  • L = aprendizagem (learn): para fechar o ciclo deve-se estar atendo ao aprendizado obtido, cada passo dado acaba gerando conhecimento, a experiência é colocada em prática e todos os detalhes devem ser observados com muito cuidado, cada fato novo é fruto de Pesquisa, os pontos mais relevantes darão oportunidades de compreender realmente o que pode ser melhorado, uma vez que tudo sempre pode ser melhorado realmente, chegando muito próximo da perfeição, mas sempre evoluindo em todos os aspectos.
Este ciclo, relativamente novo e, portanto, muito pouco usado, tem como características direcionar sempre o profissional de Marketing aos estudos, à Pesquisa, ao conhecimento e leva-o muito próximo à perfeição.
Um dos passos mais sensíveis em qualquer processo é a aprendizagem, não basta que se tenham todas as Informações necessárias à mão, deve-se saber o que fazer com estas Informações.
Desde o início do planejamento, onde o conhecimento é colocado como forma de determinar rumos a serem seguidos, passando pela execução e pela verificação, e especialmente chegando até a aprendizagem, sempre devem haver estudos, não somente do profissional de Marketing, mas de toda a organização.
A aprendizagem do ciclo têm como base a experiência anterior, cada um dos pontos do ciclo são direcionados ao próximo passou ou etapa, sem aprender não há como planejar, sem planejar não há como executar, sem executar não há como verificar e sem verificar não há o que aprender.
Aprender continuamente é um dos objetivos principais do ciclo PDCL, aplicável em organizações de qualquer porte, preocupadas com o mercado e especialmente no consumidor que busca seus produtos e serviços, que escolhe esta ou aquela Marca, é demonstrar que se tudo é muito bem aprendido, planejado, executado e verificado pode-se conseguir a maior vantagem sobre os concorrentes.