21 de janeiro de 2007

Criando limites de mercado em Marketing

Sempre que uma organização, em conjunto com seu profissional de Marketing, elabora estratégias para conquistar fatias de mercado mais significativa, em volume ou retorno financeiro, deve-se estar atento ao detalhe de que é preciso ter foco.
Com a concorrência global mais acirrada, atualmente, pode-se perceber que algumas organizações desejam colocar seus produtos no mercado, mas em alguns casos esquecem de analisar se há ou não mercado e consumidores para o produto ou serviço a ser ofertado.
Em determinado momento é necessário limitar o tamanho do seu mercado, elaborando um planejamento compatível com o tamanho da organização, a sua capacidade de produzir ou atender aos serviços e à quantidade de consumidores dispostos a comprar os produtos e serviços.
Este é um passo muito importante, conhecer o consumidor e o local onde ele é encontrado, para isso é necessário realizar ao menos uma Pesquisa, com a intenção de:
  • Quantificar os consumidores: é necessário saber quantos consumidores podem existir em uma região, bairro, estado, país ou continente, para que não haja a ilusão de um mercado totalmente disponível ao produto, é necessário conhecer o público-alvo;
  • Obter Informações sobre possíveis compras: realizar a prospecção de clientes é ter em mãos dados que ajudarão a elaborar as melhores estratégias e segmentar o mercado;
  • Disponibilidade de atendimento rápido: ter uma rede de Distribuição é fundamental para atender aos consumidores, especialmente quando o processo de Logística é muito importante para expor a Marca dos produtos e a empresa perante os consumidores, produtos que não estão nas prateleiras não vendem e abrem caminho para os concorrentes;
  • Desejos e necessidades: entrar em um mercado sem conhecer o que é esperado por ele é jogar dinheiro fora, por isso é fundamental que a Pesquisa obtenha os dados necessários para que o profissional de Marketing possa elaborar as estratégias e verificar a oportunidade pontual naquele determinado mercado;
  • Qualidade esperada dos produtos ou serviços: o público-alvo têm um nível mínimo exigido, a qualidade é fundamental e não deve mais ser evidenciada pelas organizações, pois um produto sem qualidade não é consumido, a qualidade é o mínimo de um produto ou serviço ofertado;
  • Se há concorrentes naquele local: um mercado sem concorrência é o desejo de muitas organizações, mas como dificilmente elas enxergam necessidades e desejos não atendidos pela concorrência, sempre buscam estar no mesmo mercado do concorrente, reduzindo a participação de mercado e conquistando uma fatia de mercado muito pequena, um profissional de Marketing sempre busca um mercado novo.
Há muitas outras variáveis passíveis de análise, mas deve-se saber que sempre existe um mercado em que o consumidor não foi atendido, os produtos não têm qualidade suficiente, faltam produtos e o concorrente não está presente.
Conquistar um mercado, uma fatia ou um nicho é fundamental, os profissionais de Marketing devem estar atentos à diversidade disponível, são detalhes que muitas vezes as organizações não conseguem enxergar e acabam lutando por migalhas.
O maior compromisso do profissional de Marketing e de toda a organização deve ser com o consumidor, mesmo que em um número reduzido, sempre há alguém com desejos e necessidades a serem atendidos a todo momento.