12 de janeiro de 2007

E-Marketing

Uma das grandes ferramentas que causou mudanças no comportamento do consumidor é a Internet, o acesso rápido às Informações, poder visualizar os produtos e suas alterações para customizá-lo são pontos que determinam a busca dos clientes mais jovens pelo comércio eletrônico.
Atualmente não basta ter uma empresa, a maioria deve estar presente na Internet, possibilitar o comércio eletrônico e dar ao consumidor o maior número de Informações possíveis sobre o produto ou serviço ofertado em sua página (site).
Com um consumidor muito mais exigente, mais informado e que têm desejos de exclusividade sobre produtos, é natural que os profissionais de Marketing tenham que estudar mais profundamente este mercado.
Descobrir quais são as tendências por meio de Pesquisas ajudam a definir as estratégias a serem utilizadas na Internet, quais são os pontos que mais chama a atenção do consumidor, a customização dos produtos é outro ponto altamente relevante, atraente e que cria nichos no mercado, chegando em um ponto onde existem micronichos.
Os serviços on-line tornaram-se populares porque fornecem três grandes benefícios para os compradores potenciais:
  1. Conveniência: os clientes podem fazer pedidos de produtos 24 horas por dia, onde estiverem; não precisam entrar em um carro, achar uma vaga para estacionar e andar por inúmeras ruas até encontrar o que procuram;
  2. Informação: os clientes podem encontrar dados comparativos sobre as empresas, produtos, concorrentes e preços sem deixar seu escritório ou residência;
  3. Maior comodidade: os clientes não precisam lidar com vendedores nem se expor a fatores de persuasão e emocionais; também não precisam esperar na fila.
Com os avanços tecnológicos e o acesso à Internet por diversos aparelhos, primeiramente por computadores pessoais e hoje chegando em telefones celulares, deve-se tomar cuidado ao colocar os produtos e serviços disponíveis ao acesso pela Internet, o tamanho da empresa pode ser um dos pontos analisados para tomar a decisão, também deve-se ter em mente que uma vez na Internet qualquer pessoa do mundo pode comprar o que é ofertado ali.
Os serviços também fornecem diversos benefícios aos profissionais de Marketing:
  • Ajustes rápidos às condições do mercado: as empresas podem adicionar rapidamente produtos a suas ofertas e alterar preços e descrições;
  • Custos mais baixos: os profissionais de Marketing evitam despesas de manutenção de uma loja, tais como aluguel, seguro e serviços; podem produzir catálogos digitais a custos muito menores do que os convencionais e economizar com despesas de correio;
  • Construção de relacionamento: os profissionais de e-Marketing pode dialogar com os consumidores e aprender com eles; os profissionais de Marketing pode transferir eletronicamente relatórios úteis, uma demonstração grátis de seu software ou amostra do boletim da empresa;
  • Cálculo do número de visitantes: os profissionais de Marketing podem determinar quantas pessoas visitaram seus sites, quantos pararam em locais específicos; essas Informações ajudam a melhorar as ofertas e os anúncios.
Também é necessário ressaltar que ter uma loja física é importante, não são todos os consumidores que podem ou desejam acessar a Internet para fazer compras, são consumidores que precisam ver, sentir, cheirar etc. o produto, ou então trocar Informações com outros clientes pessoalmente dentro do ambiente onde podem ser ofertados serviços.
A melhor estratégia é utilizar-se das duas possibilidades, direcionando cada uma delas para um público-alvo específico.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.