9 de janeiro de 2007

Marketing em conquista de mercado

Conquistar um mercado completamente é o sonho de todos os profissionais de Marketing, não importando o tamanho da empresa, o setor ou o que oferta.
Naturalmente conquistam-se mercados ao longo de muito trabalho, muitos estudos e com uma organização trabalhando completamente voltada para um único foco, fazendo com que cada departamento (ainda muito utilizado hoje em dia) seja uma peça importante em todo o processo de Marketing das organizações.
Um mercado é composto por organizações de diversos setores, diversos países e culturas, trazem consigo uma estrutura muito bem definida e que competem, diretamente, pelo mesmo cliente, independente do que oferte ao mercado.
O cliente ganhou muito poder com o passar dos anos, conquistar um mercado onde o cliente é muito bem informado pode levar um tempo maior, a qualidade dos produtos e serviços ofertados deve ser sempre superior ao disponível pela concorrência e fazer com que os desejos e necessidades do consumidor sejam satisfeitos.
Os esforços para conquistar um mercado muito amplo podem fazer com que a falta de planejamento acabe gerando expectativas muito além do real, no Brasil aconteceu algo assim, quando montadoras de automóveis da França acabaram trazendo filiais para o país porque a taxa de crescimento do mercado automotivo era de 8% ao ano, um número fantástico e que unido a estabilidade da moeda permitia investir no país, mas faltou uma Pesquisa bem elaborada para perceber que a carga tributária, os preços dos automóveis e a população não poderiam absorver mais uma montadora.
A presença de um mercado aberto e com muitas vantagens pode ser altamente tentador, mas sem estudar como é o mercado, quais são os concorrentes, que produtos o mercado consome e outras variáveis possíveis e imagináveis, pode-se chegar em um local onde não há para quem vender, e sem consumidores não existem vendas e sem vendas não há motivos para investir.
Em certos momentos pode-se ter a sorte ao seu lado, mas esta sorte é composta por:
  • Muito trabalho;
  • Organização;
  • Foco no que é produzido (produtos ou serviços);
  • Profissionais de Marketing preparados;
  • Estudos eficientes e eficazes;
  • Uma empresa muito bem ajustada;
  • Pesquisas de mercado;
  • Coletas de dados eficientes;
  • Consumidores prontos para comprar.
Muitos fatores podem variar para que a sorte acabe acompanhando a organização durante sua vida no mercado, cada ponto pode ser ampliado, revisto e mudado, tudo depende do mercado onde pretende-se atuar e quais fatores podem ser a sorte encontrada no mercado.
Como nada surge de repente, uma organização deve sempre buscar melhorar os profissionais que a ajudam a produzir, seus colaboradores devem estar bem preparados, ter uma formação ética e moral correspondentes à organização.
Um mercado não é ganho da noite para o dia, cada oportunidade deve ser avaliada com muito cuidado e estudo, toda e qualquer tendência deve ser analisada, o comportamento do consumidor poderá indicar qual será a sorte da sua empresa em determinado mercado.