31 de janeiro de 2007

Marketing para fornecedores

Um mercado é composto por consumidores, empresas que ofertam produtos e fornecedores, o Marketing deve integrar esses três pontos para criar uma base sólida para sustentar todas as suas estratégias, campanhas e a existência da empresa.
Saber que toda esta cadeia de Valor é integrada faz com que o profissional de Marketing tenha um campo maior para pesquisar, coletar dados e compreender quais são os caminhos para ofertar os melhores produtos.
O mercado sempre irá consumir, então as empresas devem cumprir seu papel de atender aos desejos e necessidades do consumidor, sem deixar de lado o seu fornecedor, um elo tão importante quanto algumas empresas podem imaginar.
Dar atenção ao fornecedor é colocá-lo como parceiro, direcionar esforços para que ambos tenham um resultado positivo e cresçam conjuntamente.
Ao procurar fornecedores, deve-se estar atento a alguns pontos, como:
  • Ética;
  • Transparência nas ações;
  • O foco do fornecedor;
  • Capacidade de integrar-se com a empresa;
  • Certificados obtidos;
  • Valores da organização fornecedora;
  • Visão;
  • Preocupação com seus Talentos Humanos etc.
Com a concorrência mais acirrada atualmente, é lógico que muitas organizações não podem formar parcerias com empresas que não acompanhem seu ritmo.
A globalização permite que os fornecedores, em certos casos, nem estejam ao lado da empresa, tudo isto deve ser mensurado antes de aprovado e com o resultado deve ser tomada a decisão da parceria.
O fornecedor traz equilíbrio para uma empresa quando trabalha junto a ela, pois a integração é uma das formas mais eficazes de obter o desempenho desejado.
Um dos principais pontos que deve fazer parte da relação entre fornecedor e empresa é seu relacionamento, não apenas um dar ao outro o necessário, como comprar e vender, mas colocar seu fornecedor no planejamento e elaborar estratégias que auxiliem ambos a conquistar uma fatia de mercado maior e melhor.