8 de janeiro de 2007

Marketing para o novo milênio

Com a revolução causada pela Internet, ocorreu um efeito interessante no mercado, o cliente ganhou muito mais poder (empowerment), o que gerou uma mudança na forma de atuação de inúmeras organizações.
Este aumento de poder foi causado pela facilidade de Informação que o cliente pode encontrar disponível em qualquer página das empresas, devido a corrida de todas para que seus produtos e serviços, além da própria Marca, estivessem ao alcance de um simples clique do usuário.
Com o passar dos anos, aumento da velocidade do tráfego das Informações, portabilidade de laptops, handhelds, celulares e outros dispositivos que acessam a Internet.
Percebendo-se da facilidade com que a troca de Informações entre os próprios clientes aumentasse exponencialmente ao longo dos anos, as empresas acabaram perdendo seu poder diante do mercado, agora não mais apenas direcionado à produção, mas sim voltando seu foco para o cliente.
Com as possibilidades de acesso instantâneo às Informações em qualquer lugar, o cliente pode optar por fazer uma simples consulta ou compra de produtos, sem depender diretamente da oferta das organizações, a Informação deixou de ir até o cliente, passando a ser o alvo das buscas.
O mercado sempre esteve e estará mudando, com o surgimento de um novo "tipo" de consumidor, aquele que compra somente pela Internet, percebe-se que os esforços, hoje, estão mais voltados para as tecnologias desenvolvidas para facilitar a vida desse consumidor, como por exemplo pode-se citar:
  • Criação de conteúdo: ao permitir que o cliente crie seu próprio conteúdo, aumentando o Valor da sua empresa e diminuindo a sua carga de trabalho; propostas personalizadas fazem com que os clientes aumentem o Valor do produto; bases de conhecimento compartilhado levam ao aumento da aprendizagem e a ciclos mais rápidos;
  • Colaboração: utilizando ferramentas de colaboração, os clientes podem criar e aprender juntos; fóruns e quadros de avisos auxiliam a comunidade; ferramentas de conferência e de mensagem possibilitam a globalização das atividades; jogos em grupos e sistemas de avaliação podem fornecer Informações para os proprietários de sites Web e e-commerce; votações, Pesquisas e filtragem colaborativa facilitam o Marketing customizado;
  • Ensino: a aprendizagem just-in-time e a Distribuição de Informções onde necessário são um bom negócio para as empresas, pois melhoram e dão assistência ao desempenho do usuário; se forem executadas corretamente, em pouco tempo os usuários dependerão do serviço e farão uso dele novamente;
  • Comércio: transações on-line que criem o comércio livre de aborrecimentos são a meta; se um site pode oferecer uma grande quantidade de produtos, assistência de vendas qualificada e nenhuma dificuldade ou fila, será uma alternativa mais agradável do que o shopping center;
  • Controle: as empresas também podem utilizar agentes e sensores para gerenciar máquinas ou processos por controle remoto; muito em breve, qualquer coisa será capaz de se comunicar com qualquer outra coisa - câmeras, sensores remotos -, e poderemos controlar todas elas pela Internet;
  • Novas plataformas: muito em breve assistentes pessoais, telefones celulares e computadores de bordo terão o poder e a mobilidade necessários para controlar todos os outros aplicativos; novos aparelhos de Informações e cartões inteligentes constituem uma boa promessa de aplicativos controlados pelo cliente.
Fonte: "The technologies of costumer empowerment", New Media, out. 1998.