22 de janeiro de 2007

Os 4 M´s do Marketing

Em certos momentos as empresas utilizam muito mais do que ferramentas para elaborar suas estratégias, as Pesquisas sempre podem ajudar na coleta de dados e o profissional de Marketing os transforma em Informações.
Muitas vezes são necessárias inúmeras ferramentas de Marketing para que o público-alvo seja conquistado e fidelizado, não basta somente elaborar uma campanha, ela deve ser auto-sustentável e proporcional ao consumidor a percepção de Valor necessário para que o produto permaneça no mercado.
Um dos diferenciais mais desejados pelos profissionais de Marketing é obter as Informações antes da concorrência, saber, junto a organização, dar a tendência do mercado baseado em Pesquisas junto aos consumidores.
Dentro do Marketing todas as variáveis devem ser consideradas por seus profissionais, o descuido com um detalhe pode deixar todo o planejamento sem foco, as estratégias devem ter coerência e permitir que sejam aperfeiçoadas ao longo do tempo, após o feedback inicial.
Algumas das principais variáveis mais importantes, no meu ponto de vista, são:
  • Mercado: o mercado é vital para ofertar produtos aos consumidores, as regras da economia, a concorrência por este ou aquele Segmento são vitais para o desenvolvimento de estratégias de Marketing com base em Pesquisa;
  • Moeda: o dinheiro é necessário para o investimento e Pesquisa & Desenvolvimento, permite que o público-alvo desejado seja encontrado e que os produtos ou serviços ofertados tenham destino certo, os investimentos em estrutura, contratação, aprimoramento dos Talentos Humanos e o giro monetário garantem a sustentabilidade do mercado e todo o seu funcionamento;
  • Mensuração: todos os resultados, Pesquisas, projetos etc. devem ter uma forma para medir o desempenho, a capacidade de reduzir custos, ofertar produtos pelo preço justo e de acordo com o público-alvo, também é necessário medir o efeito causado pelas mídias usadas para informar o consumidor da existência do produto ou serviço, das suas características, onde encontrar, se a Distribuição é feita corretamente etc.;
  • Marca: um dos ativos mais importantes das organizações atualmente é a Marca de seus produtos e serviços ofertados, saber construir uma Marca sólida é muito difícil no modelo atual do mercado, a concorrência consegue colocar um produto praticamente igual ao da sua empresa no mesmo mercado em muito pouco tempo, então um diferencial pode ser o Posicionamento da Marca, o market share, a visibilidade da Marca, é por isso que elaborar qual estratégia de Marca usar é fundamental, o profissional de Marketing pode optar por uma estratégia de Marca individual, guarda-chuva ou mista.
Muito mais do que conhecer o mercado profundamente, é necessário que o profissional de Marketing esteja preparado para enfrentar os novos desafios, a concorrência não permite que o retorno financeiro seja elevado, o fato de conhecer em que pontos há possibilidade de se obter uma Vantagem competitiva perante os demais é fundamental e em alguns casos o poder da Marca na mente do consumidor pode determinar o sucesso ou fracasso da empresa.
Enquanto o profissional de Marketing estiver desenvolvendo seu aprendizado, estudando constantemente o mercado, suas variáveis e estratégias, poderá estar um passo à frente da concorrência.