4 de fevereiro de 2007

Administração de Marketing

Algumas pessoas imaginam que o Marketing está acima da Administração dentro das organizações, logicamente o pouco conhecimento de ambas as ciências pode levar a esta conclusão.
Administrar envolve a organização completamente, o Marketing une a organização completamente, e talvez seja por esta razão que haja essa pequena confusão.
Os profissionais de Marketing sempre estão utilizando-se de ferramentas para estudar o mercado, os consumidores, criar produtos ou serviços entre muitas outras tarefas, e também deve estar ciente de que suas atitudes respondem ao administrador da empresa.
Durante toda a vida cada pessoa faz a administração, obviamente não percebe porque, para alguns, administrar é algo feito em empresas, mas todos os dias as pessoas lidam com a administração de:
  • Tempo;
  • Dinheiro;
  • Desejos e necessidades;
  • Relacionamentos;
  • Contas;
  • Viagens;
  • Diversão etc.
Desde o nascimento as pessoas estão envolvidas com a administração, mesmo que não saibam disso, mas o corpo administra todas as funções e muitos não se dão conta disso.
Independente da profissão, todas as pessoas acabam administrando inúmeras coisas, são jornalistas que precisam entregar seus textos em tempo, fotógrafos que ilustram revistas, jornais e páginas da Internet, professores que elaboram os planos de aula etc.
Atualmente percebe-se que muitas empresas criam blogs para manter um contato mais direto com seu cliente, estão administrando o relacionamento, uma estratégia de Marketing que trata de manter sempre atualizado o profissional de Marketing, mas auxilia a empresa como um todo a administrar a relação com o consumidor dos produtos e serviços.
Boa parte da administração é saber elaborar um planejamento, ter consciência daquilo que é melhor para a organização, uma vez que o tempo está cada vez menor por conta dos avanços tecnológicos e da falta de conhecimento dos colaboradores.
Em um mercado altamente competitivo, administrar a concorrência pode ser um segredo, fazer uso de ferramentas do Marketing para saber exatamente o que acontece em torno da organização para que a empresa obtenha dados, transforme-os em Informações e possa conquistar excelência em todos os produtos ou serviços que oferta aos clientes.
Administrar é parte da vida de todos, existe mesmo quando não se percebe e traz os melhores resultados quando as pessoas tomam conhecimento, mas apenas conhecer não basta e no mercado existem muitas empresas que apenas conhecem e estão destinadas a desaparecer.