17 de fevereiro de 2007

Alianças estratégicas em Marketing

Todas as organizações colocam no mercado seus produtos e serviços, algumas possuem diferenciais na fabricação de produtos ou prestação de serviços, mesmo assim sempre há o que melhorar, até mesmo se for necessário aliar-se a outra empresa.
As empresas sempre necessitam de:
  • Fornecedores: independente do tamanho da organização, os fornecedores cumprem um papel, muitas vezes são apenas empresas que entregam produtos para as outras, não fazendo parte da cadeia de Valor ou do planejamento estratégico da organização, por isso alguns custos e gastos ainda permanecem altos para ambos;
  • Mão de obra: qualificar quem mais sabe sobre os produtos e serviços ofertados é vital para o sucesso da organização no mercado, muitas vezes pode-se utilizar uma empresa que possua excelência na fabricação de produtos ou prestação de serviços para produzir o que sua empresa oferta;
  • Matéria-prima: os fornecedores devem buscar sempre entregar a melhor matéria-prima, com características adequadas, então esses fornecedores podem aliar-se com outras empresas para que o produto a ser entregue às organizações seja altamente qualificado, visualizando a oportunidade de exportação ou a qualidade do produto final;
  • Rede de Distribuição: algumas empresas podem ser especialistas em transporte, outras têm o melhor ponto de armazenagem, então alianças são bem-vindas e devem ser feitas para que uma complemente a outra, reduzindo custos e economizando tempo;
  • Parcerias: envolver várias empresas em um planejamento é confiar nas organizações que fornecem produtos, serviços, matéria-prima, distribuem a carga etc., é uma forma de auxiliar todas as organizações, o problema em uma delas afeta todas, a cadeia de Valor faz-se presente neste modelo de gestão, onde todos ganham; mas para alguns executivos isso não ocorre e na mente dele nada pode derrubar a sua organização.
Independente do tamanho do negócio da empresa, poder contar com outras empresas que sejam melhores em alguns pontos é fundamental, criar uma valorização de toda a cadeia envolvida é ter a condição de melhorar a cada dia.
Para o profissional de Marketing as alianças devem iniciar-se dentro da própria organização, onde os departamentos (ainda existentes) acabam trabalhando por um objetivo comum e obtém sucesso diante dos concorrentes.