26 de fevereiro de 2007

Diversidade estratégica em Marketing

Elaborar uma estratégia para uma organização exige tempo, dedicação, planejamento e diferenciais, não é utilizar-se de estratégias antigas por completo, mas aprender com os históricos e desenvolver a diversidade.
Uma estratégia bem elaborada é feita exclusivamente para uma organização, com base em dados que são selecionados pelo profissional de Marketing.
O processo criativo de uma campanha têm como base o aprendizado anterior, as características da organização, do produto e da cultura inserida no ambiente de trabalho, o que torna muito difícil duas organizações elaborarem estratégias iguais.
A concorrência sempre busca referências nas outras empresas, algumas chegam ao cúmulo de copiar o que uma empresa faz, logicamente não dará certo, pois cada empresa possui um processo para a produção, tem fornecedores diferentes, pessoas diferentes no ambiente interno e muitas outras diferenças existentes.
Com o passar dos anos, a facilidade em acessar uma Informação de qualquer lugar e com a competitividade do mercado, fica claro que algumas empresas conseguem copiar determinadas coisas das concorrentes, como:
  • Processo produtivo: uma linha de produção pode facilmente ser copiada, gerando um padrão para o mercado e acabando com este diferencial;
  • Distribuição: a forma de levar os produtos ao consumidor pode ser copiada, os pontos de venda clonados, a armazenagem imitada, mas o Valor envolvido no processo não;
  • Canais: estudar e compreender como o concorrente age com os canais usados para distribuir é um ponto muito comum, imitar torna-se útil, mas a cadeia de Valor não se cria sem relacionamento.
O grande diferencial das organizações está em ser diferente dos outros, demonstrar ao consumidor o Valor envolvido na empresa e nos produtos e serviços ofertados.