27 de fevereiro de 2007

Equilíbrio dos 4 P´s de Marketing

Para que um produto ou serviço obtenha sucesso no mercado é essencial que seus 4 P´s sejam elaborados de forma a equilibrar-se, tornando o composto mercadológico mais eficiente e adequado às estratégias da organização.
Além da conexão natural entre os 4 P´s, existe um fator muito mais importante para que tudo esteja devidamente equilibrado, atender os desejos e necessidades do consumidor.
Muitas vezes, são percebidos no mercado, produtos em que não há compatibilidade entre os P´s, com isso o foco do produto ou serviço também está míope, a empresa acaba deixando de ofertar corretamente o que produz.
Com a união estratégica do composto mercadológico, têm-se uma vantagem muito maior do que o concorrente descuidado, aproveitando para enfatizar que todos os atributos do produto ou serviço estão alinhados e têm o mesmo objetivo.
A concorrência sempre está aprimorando suas estratégias, estudando o mercado e os desejos e necessidades do consumidor, por isso o composto mercadológico torna-se um dos pontos mais visíveis para o consumidor e aquele em que há mais contato entre a empresa e o cliente.
Dentro da estratégia devidamente equilibrada, pode-se dizer que:
  • Produto: as estratégias adotadas para ofertar um produto estão ligadas ao público-alvo, ao mercado, concorrência e oportunidades, então o seu Posicionamento deve ser muito bem compreendido pelo consumidor, levando em conta todos os atributos e diferenciais existentes, para que o seu sucesso seja viável o consumidor deve perceber o Valor;
  • Comunicação: além de produzir é necessário informar ao consumidor da existência do produto ou serviço, desta forma a mídia usada deve estar adequada ao Posicionamento, levando em conta os mesmo pontos do produto, então podem ser unidas as estratégias e o consumidor deve compreender claramente que o produto é adequado;
  • Distribuição: após produzir e comunicar, deve-se estar atento à forma como o produto chegará ao consumidor, os Canais são importantes e devem estar alinhados com o produto e a Comunicação, para que o cliente tenha acesso rápido e pontual ao produto, evitando que a concorrência leva vantagem ao não encontrar o produto da sua organização no ponto de venda;
  • Preço: são inúmeras variáveis que permitem a formação do preço, iniciando-se nos custos da organização, passando pela Comunicação e Distribuição, logicamente a cadeia de Valor auxilia a encontrar o ponto ideal para dar o preço final ao consumidor, mas mesmo assim todas as variáveis anteriores devem ser levadas em consideração e o equilíbrio faz-se presente para que na mente do consumidor o Valor seja percebido e adequado ao produto ou serviço ofertado pela empresa.
Como uma das tarefas que mais exige dos profissionais de Marketing, o equilíbrio do composto mercadológico é vital para o sucesso do produto no mercado, a concorrência busca ofertar produtos similares ou substitutos com estratégias diferenciadas e que podem estar fora do ponto ideal.
Para que o equilíbrio seja atingido, devem ser levados em consideração muitos pontos que são únicos para cada organização, até mesmo a Marca pode influenciar na hora da decisão de compra do cliente e o ajuste é fundamental.
Não há como criar um composto mercadológico perfeito em um primeiro momento, os estudos de mercado devem ser constantes e a oferta dos produtos e serviços da empresa devem estar alinhados com um número de variáveis que incluem a própria organização, seus fornecedores, a mão de obra e até mesmo a concorrência, além de levar em conta o mercado e sua aceitação do produto.