20 de fevereiro de 2007

Marketing como Filosofia da empresa

A Filosofia leva as pessoas a aprender, a refletir, buscar respostas e soluções, não muito diferente do Marketing, mesmo que para muitos ambas as ciências sejam opostas.
O pensamento envolvendo essa separação é criado por pessoas que não compreendem o Marketing e a Filosofia, o que pode ser mudado com o aprendizado mais aprofundado.
As soluções não surgem do dia para a noite, são frutos de muita Pesquisa, são dados transformados em Informação, a Gestão do conhecimento é fundamental, compartilhar o que já é sabido faz muita diferença na busca pela resposta correta.
Os rumos tomados por cada empresa dependem de suas estratégias, do conhecimento adquirido ao longo do tempo e do mercado, ofertar produtos e serviços é um exercício de reflexão e aprendizado contínuo.
Os pontos comuns entre as duas ciências, dentro de uma gama relativamente extensa, podem ser definidos como:
  • Conhecimento: saber o que se tem, para onde ir, o que procurar, são pontos comuns, todas as pessoas e empresas possuem uma base de conhecimento, definem onde desejam chegar e o que querem para o seu sucesso;
  • Aprendizado: aprender com cada ação é fundamental para pessoas e empresas, especialmente porque sem pessoas não há aprendizado e as empresas não existem, então tudo o que é feito traz um resultado, que naturalmente leva a aprender;
  • Compartilhar: o conhecimento e aprendizado devem ser compartilhados, a era do conhecimento exige que todas as pessoas dividam o que sabem, complementem o conhecimento dos outros e apontem novos rumos e soluções, é assim com as pessoas e com as empresas, onde ter uma Informação é básico, compartilhá-la com todos é vital;
  • Refletir: saber o que foi feito é simples, parar para descrever e compreender cada passo exige conhecimento, aprendizado e leva a compartilhar o que foi executado, dessa forma descobrem-se novos processos ou metodologias de se produzir (do conhecimento ao produto);
  • Atendimento: a maneira de lidar com as pessoas é fundamental, todos possuem amigos e seus pedidos são atendidos cordialmente, na oferta de produtos e serviços o atendimento também deve ser realizado da mesma forma, para os amigos existe uma Filosofia, então para os clientes o mesmo princípio deve ser natural, uma vez que o atendimento é a demonstração de como é realmente a organização;
  • Melhoria: tanto o Marketing quanto a Filosofia são usados para melhorar, seja a pessoa ou a empresa, ambos passam por processos que revelam os propósitos atingidos e aqueles que ficaram abaixo do esperado, é a constante busca pela perfeição, e melhorar é um comportamento diário de todas as pessoas.
Em um mercado altamente competitivo e globalizado, uma organização que não possuir uma Filosofia estará perdida, porque ela não pode ser comprada, é fruto de muita dedicação, estudos e busca pela melhoria contínua.
Sabe-se que as organizações alemãs e japonesas têm a Filosofia dentro delas, é um princípio tão básico quanto existir.
Dedicar-se a aprender é fundamental, viver sem a Filosofia é desconhecer o que está à volta, assim como acontece com o Marketing nas organizações.