16 de fevereiro de 2007

Marketing simples

Para algumas empresas o mais importante é elaborar estratégias complexas, com inúmeros pontos abordados, ligando alguns com outros de maneira a diminuir a interpretação da concorrência do que foi feito, o que pode causar o mesmo efeito internamente.
Simplicidade não é fazer algo ruim, é ter foco, objetivos, metas e visão da campanha muito bem definidas, é um caminho muito seguro para se obter o sucesso no mercado e melhorar constantemente o que foi planejado.
Muitas matrizes utilizadas pelo Marketing são simples, objetivas e claras, não existe motivos para complicar o fácil, mas o ser humano tende a imaginar que a complexidade torna tudo mais bonito e acaba trabalhando inúmeras vezes mais do que o necessário.
As organizações optam por buscar o difícil no mercado, a concorrência possui um produto muito elaborado, com alta tecnologia e a sua organização deve fazer o mesmo, para conquistar uma fatia do mesmo mercado, dividindo os lucros entre as empresas e perdendo a oportunidade de fazer algo melhor.
O concorrente pode ser um exemplo em muitos aspectos, estudá-lo é buscar uma forma de melhorar a sua organização, encontrar soluções eficazes e simples para o dia a dia.
Ao tratar o Marketing com simplicidade todos na empresa acabam ganhando, os fornecedores acabam envolvidos, as pessoas da linha de produção e até o presidente da empresa participa de todo esse aprendizado coletivo.
Com a globalização, muitas empresas optaram por estabelecer estratégias de Marketing muito complexas, com gráficos, teorias e abordagens diferentes das mais usadas, gerando Investimentos altos e muitas vezes obtendo o mesmo resultado ou até abaixo do anterior, então culpam-se os concorrentes, um ou outro departamento que não dedicou-se plenamente, quando na verdade o simples fato de complicar foi o problema.
Algumas características do Marketing simples são:
  • Objetividade;
  • Clareza;
  • Foco;
  • Mensuração de resultados;
  • Projeção financeira de resultados;
  • Missão muito bem alinhada com a campanha;
  • Pesquisa constante de mercado;
  • Conhecimento dos concorrentes;
  • Atendimento padronizado;
  • Estratégias de fácil compreensão.
Para que o profissional de Marketing possa conquistar sucesso no mercado, terá de compreender que por muitas vezes a melhor resposta está diante dos olhos e que todos à sua volta sempre devem ter mais conhecimento que ele, auxiliando toda a organização a conquistar sua fatia de mercado, fixar a Marca na mente do consumidor e como resultado ter o reconhecimento do bom trabalho realizado.