24 de fevereiro de 2007

Mensurações de Marketing

Todas as organizações necessitam de fórmulas para compreender o que acontece no mercado, como seu público e produtos, mas em certos momentos a tarefa de mensurar os resultados, já atingidos ou projetá-los torna-se primordial.
Diante da concorrência mais acirrada, as medições do mercado ganham mais Valor, mas o maior cuidado é compreender o que selecionar para medir e como medir, pois as respostas podem apontar caminhos de sucesso que não trazem retorno para a organização.
Algumas campanhas de Marketing são testadas previamente, têm seu feedback analisado pelo profissional de Marketing e os estudos sobre os resultados obtidos faz-se essencial, para apontar pontos positivos e outros que não estão muito bons.
Um dos momentos mais difíceis é ter a certeza de que o consumidor entrevistado realmente adquire produtos da sua organização, mas este é um dos pontos mais positivos, descobrir quais motivos levam as pessoas a escolher outra empresa e produtos.
Compreender o mercado, realizar pesquisas constantemente, estudar o comportamento do consumidor e ter visão de tendências é fundamental para o profissional de Marketing, sua equipe também deve compartilhar dos mesmos valores da organização, para que as estratégias possam ser usadas corretamente.
Alguns pontos em que a mensuração pode auxiliar a empresa por completo e ajustar as estratégias de acordo com as previsões de mercado são:
  • Mercado: ter em mãos dados que revelem o crescimento, manutenção ou mesmo perda de consumidores é fundamental, é o termômetro que atesta os acertos e dificuldades das estratégias utilizadas e o que o consumidor pode contribuir para que seus desejos e necessidades sejam atendidos plenamente;
  • Investimentos: ao investir na empresa, especialmente em conhecimento, deve trazer resultados muito próximos do que é previsto no planejamento, então conhecer o mercado é fundamental, ter controle sobre as variáveis internas é o ponto de partida para que tudo dê certo, mas a dinâmica do mercado sempre possibilita que as táticas sejam atualizadas;
  • Marca: muitas organizações imaginam que uma Marca muito presente na mente do consumidor seja o melhor, ser sempre lembrada não é um ponto muito positivo, então deve-se medir constantemente o poder da Marca no mercado;
  • Imagem: uma organização com uma boa imagem tem mais chances de obter sucesso ao lançar novos produtos e serviços, os valores da empresa são envolvidos diretamente e uma campanha lançada pode trazer como resultado a impressão do cliente perante uma determinada organização.
Cada organização tem um ponto a medir, melhorar o que é bom é essencial, mas saber que alguns pontos podem não ser bem aceitos pelo consumidor podem dar um retorno muito maior e auxiliar a organização a posicionar-se corretamente no mercado.
A concorrência está disposta a estudar o mercado, investe em Pesquisa para conhecer melhor o consumidor, os produtos ofertados e também as demais organizações.
A empresa deve medir constantemente o mercado e a suas ações estratégicas, obter informações e vantagem em relação aos concorrentes, para compreender:
  • O que o consumidor realmente deseja;
  • Quais são os pontos fortes da concorrência;
  • Que fatia de mercado pode ser ganha;
  • A capacidade de reação dos concorrentes.