11 de fevereiro de 2007

Miopia em Marketing

Dentro de um mercado altamente competitivo algumas organizações têm seu foco voltado para a produção, o produto, a Marca, a Propaganda e também existem aquelas que estão voltadas para o Marketing.
Hoje percebe-se a necessidade das empresas voltarem seus olhos para o Marketing, para que isso não acabe tornando-se mais um caso de miopia, calcado em apenas um dos seguintes pontos:
  • Produtos bem aceitos pelo segmento de mercado: as características e benefícios ao consumidor têm uma importância tão grande que a empresa esquece de equilibrar todas as estratégias, fazendo um alinhamento e com isso acabam perdendo mercado, essencialmente aqueles produtos cuja sazonalidade é muito alta e também com produtos que tornam-se indispensáveis por um breve momento no mercado;
  • Distribuição impecável: colocar o produto disponível em um lugar onde não há consumidores não é algo que as empresas planejam, mas pode acontecer se o foco estiver direcionado e ligado a uma estratégia de não deixar faltar ou colocar nas prateleiras o mais rápido possível e bem antes do concorrente;
  • Comunicação excelente: dizer ao mundo que há um produto desta ou daquela Marca no mercado traz demanda, quando o produto não corresponde, não há na prateleira ou seu preço não é bem ajustado, a Comunicação acaba tornando-se o alvo do fracasso do produto;
  • Preço exatamente adequado: o Valor percebido pelo consumidor é subjetivo, por isso é altamente importante que a Pesquisa aponte uma cifra praticamente perfeita para ser usada, ajustada ao Segmento, consumidor e outros fatores que influenciam, mas muitas vezes algum dos pontos anteriores pode estar fora de foco e prejudica o consumo do produto.
É natural que algumas empresas tenham excelência em certas áreas, mas equilibrar o mix de Marketing pode ser a etapa inicial para que todo o processo de Marketing funcione perfeitamente.
Também entram em cena fatores psicológicos, decisórios, sazonais etc., cada um deles deve ser conhecido e estudado para apontar qual será o melhor caminho a seguir no mercado.
Outro ponto altamente interessante é que as empresas de mesmo setor tendem a vender o que produzem para um mesmo público-alvo, tudo isso baseado em estudos e estratégias bem definidas pela direção da empresa.
Quando uma organização obtém sucesso, todas procuram copiar seu modelo, esquecem da cultura que há por trás de todo esse processo, deixam de olhar para dentro da empresa e buscam a solução no vizinho.
Mais uma preocupação da organização deve levar em consideração os 4 M´s do Marketing:
  • Mercado;
  • Moeda;
  • Mensuração;
  • Marca.
Estes fatores também influenciam, tanto para o sucesso como para uma miopia, miopia essa que direciona a empresa para vender apenas um ponto positivo de seus produtos, deixando de lado o restante, talvez por questão de estratégia míope ou visão distorcida no mercado.
O mais interessante mesmo é que as empresas não estudam a si, preferem olhar o que o concorrente faz e permitem-se deixar envolver por um único ponto, dessa forma a concorrência domina o mercado e acaba decretando qual será o crescimento, lucro e duração da empresa no mercado.