6 de fevereiro de 2007

O cinema e o Marketing

Uma das artes que muitos apreciam desde seu surgimento é o cinema, em seu início era usado para o entretenimento do público, atualmente pode ser usado como uma forma de campanha de Marketing.
Saber das possibilidades que um filme possui em atrair milhões de espectadores é fundamental, alguns filmes colocam em seu elenco atores e atrizes reconhecidos mundialmente e de grande talento.
Também há casos em que um filme, pouco divulgado, foi um grande sucesso, devido ao Marketing boca a boca, um deles é o primeiro filme The Matrix (1999), com seus efeitos inovadores acabou vendendo a si mesmo e o efeito do sucesso mundial foram duas continuações, que exigiram um grande investimento em divulgação para atrair novamente os espectadores ao cinema.
Logicamente há filmes que são feitos para públicos distintos, mas em certos casos o visual não é exatamente um indicador de faixa etária, um exemplo é o filme Os Incríveis, uma animação mais voltada para o público adulto e mesmo assim classificado como filme infantil.
Existem casos em que o filme por si só é uma campanha de Marketing, o filme Náufrago, com Tom Hanks, em que a Fedex investiu muito e conseguiu colocar sua Marca em muitos momentos do filmes, mesmo em seu final, demonstrando que o lema da empresa é colocado na grande tela com a entrega de um pacote que ficara guardado.
Outro exemplo interessante é o filme O Terminal, também com Tom Hanks, em que tudo o que é visto pelo espectador foi montado exatamente para ser uma campanha de Marketing para cada uma das lojas que ali aparecem, este é um filme criado exatamente com este propósito.
O cinema é uma das fontes de arte e cultura dos povos, o Marketing também é uma arte, pois exige dedicação, investimentos e muito planejamento, além de estudos, mesmo que não esteja amplamente declarado, o cinema também estuda qual filme poderá ser lançado e qual é a melhor época do ano, até mesmo a exibição de Marcas em filmes é um ponto muito estudado pelas produtoras.
Enquanto houver público ambos ganharão, o consumidor terá entretenimento, o cinema continuará a ser uma vitrine e o Marketing capta a Informação para entregar, nas telas do cinema, os desejos e necessidades ao adeptos da sétima arte.