14 de fevereiro de 2007

O Valor da Marca em Marketing

As Marcas estão presentes no dia a dia das organizações, dos consumidores e do mercado, então saber construir um nome reconhecido e valioso é fundamental, uma vez que um dos diferenciais percebidos hoje é a Marca de um produto.
Além de trazer a história de uma empresa, a Marca traz consigo os valores da organização, têm uma vida própria e pode ser facilmente lembrada pelo consumidor.
Alguns pontos que tornam uma Marca forte, no mercado e na mente do consumidor, são:
  • Nomes curtos: fáceis de lembrar, que possam ser usados em vários países, que tragam uma identidade própria ao produto ou serviço, servindo até mesmo com um atestado de qualidade;
  • Identificação com o produto: algumas características do produto acabam levando até a Marca o que ele representa, como exemplo podem ser citadas as pilhas Duracell, cuja Propaganda sempre enfoca sua durabilidade diante das demais Marcas do mercado;
  • Fatores culturais: muitos nomes podem não ser usados em outros países, devido ao significado em outra região, então essa preocupação para se colocar um produto em um mercado internacional é vital, como exemplo existem o Mitsubishi Pajero, Chevrolet Nova, Ford Pinto;
  • Idade do produto: muitos produtos têm, na mente do consumidor, quando perguntados como seria uma pessoa com aquele nome, uma imagem já envelhecida, outros são extremamente jovens, como produtos da Arno, resistentes e que lembram uma pessoa com mais idade.
Cada Marca possui elementos que identifiquem o produto ou serviço com seu consumidor, há uma fidelidade entre a pessoa e o produto que adquire.
Com a concorrência global os produtos ficam praticamente iguais, algumas Marcas, antes não conhecidas, começam a entrar em mercados que não atraem as grandes empresas, mas que preocupam essas organizações por entregarem um produto com a mesma funcionalidade por um preço muito inferior e utilizando-se até mesmo da cópia da identidade da Marca da grande corporação.
O consumidor, atualmente, possui muitas opções de escolha, mas ainda há muita identificação entre ele e o produto que adquire, a Marca pode ser um dos trunfos que as organizações devem trabalhar de maneira mais íntegra e que agregam mais Valor ao produto.
Alguns produtos ou serviços possuem uma Marca tão presente na vida que ao lembrar de um determinado setor as pessoas automaticamente relacionam o produto e a Marca, como:
  • Automóveis de luxo: a Mercedes é muito lembrada, traz essa característica embutida em seu nome e os carros são objetos de desejo de muitos;
  • Telefones móveis: a Nokia tem uma imagem de superior, possui produtos que superaram a concorrente Motorola diante da virada da tecnologia usada e hoje têm uma imagem de inovadora e sempre jovem;
  • Times de futebol: o Real Madrid ainda é o time mais caro do mundo, o custo dos seus jogadores faz com que todas as apostas de sucesso sejam feitas.
O profissional de Marketing deve conhecer profundamente o produto ou serviço ofertado, a Marca é fundamental para que o consumidor possa entender que tipo de produto é e facilmente lembrar, dessa forma a concorrência sempre busca ocupar um lugar na mente do consumidor com as suas Marcas, o que exige muitos estudos e uma Pesquisa muito bem elaborada.