12 de fevereiro de 2007

Planejamento estratégico de Marketing

O planejamento é o primeiro passo para fazer corretamente uma campanha de Marketing, elaborar estratégias, táticas, conhecer o mercado, seu público-alvo é definido, o mix de Marketing é definido e tudo é colocado em ação.
São muitas as ferramentas que o profissional de Marketing pode usar, também existe a necessidade de conhecer o Ciclo de vida, tanto do produto quanto do mercado, para que não haja possibilidade de equívoco ao lançar um produto ou serviço.
A Pesquisa tem um papel fundamental, traz para a empresa os dados necessários para colocar em prática o uso da melhor ferramenta na hora certa e da maneira correta.
Ao iniciar o processo de elaboração do mix de Marketing, deve-se estar atento ao conjunto de fatores que influenciam cada um dos P´s envolvidos, pois cada um deles está ligado ao outro e assim devem ser tratados, como um conjunto.
Estratégias são elaboradas para disponibilizar ao consumidor o produto ou serviço da melhor maneira, no local apropriado, na quantidade adequada, informando corretamente e colocando o Valor certo e justo.
Muitas vezes um dos 4 P´s pode influenciar os demais, cada produto têm o seu local certo para venda, o uso definido, um público-alvo muito bem definido, fornecedores envolvidos com todo o processo de Marketing, conhecer os concorrentes e estar preparado para atender perfeitamente o consumidor.
Em certos casos o consumidor, ao adquirir qualquer produto ou serviço, deve perceber seu Valor, que não é seu preço, mas os benefícios que traz ao ser usado e este é um ponto altamente subjetivo, cada pessoa tem sua individualidade e o Valor é percebido de forma diferente.
Todo planejamento inicia-se com uma Pesquisa, seja ela direta no mercado ou em dados já conhecidos, mas o diferencial de cada organização está relacionado com a utilização dos dados coletados.
Para que o planejamento traga retorno para a organização, deve-se saber exatamente quais são as oportunidade e ameaças, quais são os pontos fortes e fracos, o que, logicamente, quase sempre irá apontar somente as qualidades da organização, deixando de lado o que deve ser tratado com cuidado e sabedoria.
Colocar os pontos menos bons de uma empresa na frente da alta diretoria é reconhecer que os concorrentes também podem encontrar essas brechas e ali direcionarem suas estratégias, por isso é importante ter conhecimento da empresa como um todo e não por departamentos.
Cada um dos departamentos pode até mesmo utilizar um planejamento estratégico específico para a sua área, mas todos eles devem ter em comum o foco organizacional.
Um dos maiores segredos do Marketing não está nos livros, não é comentado e nem exposto, mas todos conhecem e sabem onde encontrar, somente não conseguem enxergar e por isso as organizações ainda trabalham com departamentos isolados.
A missão e visão da empresa apontam um foco, algumas pessoas esquecem, então perdem completamente o rumo que deve orientar o planejamento, passando a realizar ações corretivas sem projeções futuras e soluções reais para a organização.
Planejar é conhecer a si e aos concorrentes, mas ninguém gosta de reconhecer que possui algo não tão bom em si, então as organizações sofrem porque também não conseguem reconhecer seus pontos fracos e ameaças.