8 de fevereiro de 2007

Ruptura tecnológica em Marketing

Romper barreiras faz parte da vida do ser humano desde o início de seus dias, muitas ferramentas foram criadas para facilitar a vida do homem e com o passar dos tempos tudo foi aprimorado, adaptado à época e as necessidades.
O consumidor, atualmente, é um dos grandes focos de certas empresas, todas as estratégias são elaboradas para que a satisfação de desejos e necessidades seja plena, por isso inúmeras Pesquisas são elaboradas, estudos de mercado são constantes e aprender é sempre um exercício fundamental.
Quando existe uma tecnologia que domina o mercado, muitos podem imaginar que o produto ou serviço irá durar para sempre, o que não é verdade, porque sempre existe o ciclo de vida e em certos casos o que ocorre é a revitalização constante do produto que atingiu a maturidade.
O ser humano sempre esteve rodeado de ferramentas para auxiliá-lo, também optou por substituí-las quando percebeu um Valor maior em um outro produto.
Alguns produtos foram substituídos porque houve uma ruptura tecnológica em dado momento, ou seja, a evolução da aplicação de determinados conceitos, entre os quais podem ser citados exemplos como:
  • Máquinas de escrever: foram substituídos pelos computadores pessoais, mesmo assim ainda houve casos em que empresas continuaram a fabricar o produto porque eram líderes de mercado e as pessoas continuariam a comprar seus produtos;
  • Telefone residencial e móvel: hoje existe um movimento que une os dois, não há mais a necessidade de se comprar um telefone para sua casa e outro, um aparelho celular, para que as pessoas mantenham contato enquanto está fora de casa, no trabalho ou viajando;
  • Jornais: um dos grandes movimentos que existe hoje é substituir o jornal clássico de papel por um modelo mais atual, com alta tecnologia e que não precise ser comprado diariamente, basta a pessoa passar em um quiosque e fazer baixar (download) as notícias do dia, mais prático leve e que pode ser atualizado rapidamente;
  • Televisão: com o advento da tv digital o conceito de telespectador irá mudar, logicamente a tv digital é uma evolução que integra a Internet e um aparelho muito conhecido de todos, traz facilidades e dessa forma deixa o espectador escolher o que e quando quer assistir;
  • Música: as grandes gravadoras perderam muito tempo ao manter seu padrão de venda de CDs, faltou visão dos executivos, preço altamente abusivo e falta de qualidade dos artistas fez com que a Internet e padrões como MP3, WMA, OGG entre outros dominasse o mercado, então hoje as gravadoras estão oferecendo músicas para download em páginas especializadas por preços relativamente baixos, o que têm atraído um bom público.
Também existem casos em que não houve a ruptura tecnológica anunciada, os livros digitais (e-books) são um exemplo, mesmo com a facilidade de estar em casa, ou mesmo andando na rua e fazer o download do livro, o público ainda prefere comprar livros de papel, devido ao contato com a obra, é uma química existente que pode demorar para ser superada neste início de século XXI, mas irá sofrer mudanças um pouco mais lentas.
O maior desafio talvez não seja bater a concorrência, mas estar preparado para a geração futura de consumidores, com novos conceitos, novas experiências e aprendizados, por isso é vital que o profissional de Marketing conheça e estude constantemente seu mercado.