22 de fevereiro de 2007

Seleção de público-alvo em Marketing

Antes de colocar um novo produto ou serviço no mercado, o profissional de Marketing deve conhecer quem é o consumidor interessante em adquirir o que é ofertado, realizar uma Pesquisa, utilizar um mercado de testes e ouvir atentamente o que o mercado necessita.
Definir claramente os objetivos da empresa é um dos primeiros passos antes de lançar o produto no mercado, saber em que local ofertar e para quem ofertar, então é altamente recomendável que seja feita uma Segmentação de mercado, independente do porte da empresa, então entram em ação fatores de escolha como:
  • Faixa etária: cada produto ou serviço tem uma idade certa, as pessoas, em seu próprio ciclo de vida, compram produto de acordo com o momento da vida, são abordados pontos que visam atender aos desejos e necessidades de cada faixa etária, adultos, jovens e crianças não consomem as mesmas coisas, assim é fundamental escolher corretamente a faixa que se pretende atender plenamente;
  • Cultura: as diferenças culturais entre países é muito visível, mas dentro de um mesmo país pode-se perceber diversas culturas, então deve-se realizar uma Pesquisa aprofundada para não ofertar um produto para um consumidor que não sinta-se motivado a comprá-lo, especialmente quando a empresa sai de seu mercado tradicional;
  • Comportamento: cada grupo de consumidores tem um comportamento específico, dentro de uma mesma faixa etária podem ser observados comportamentos distintos, entre o público mais jovem pode-se notar facilmente, diversos fatores influenciam o comportamento e devem ser levados ao conhecimento de toda a organização;
  • Classe social: a escolha do produto certo para a classe correta é fundamental, não são todas as pessoas que podem comprar carros de luxo caros ou produtos comuns a uma grande parcela da população como arroz, neste ponto o poder aquisitivo pode ser um fator decisivo na escolha da estratégia correta;
  • Sexo: os produtos ofertados, especificamente, para mulheres e homens são frutos de uma Pesquisa que visa conhecer os desejos e necessidades, alguns produtos são direcionados para um dos sexos e envolve também faixas etárias diferentes, então os dados obtidos devem ser estudados corretamente e sua aplicação trará resultados melhores diante da concorrência.
Os pontos envolvidos nestas escolhas são inúmeros, a combinação de todos é fundamental, nenhum deles trabalha sozinho e existem muitos outros fatores que influenciam a escolha de um determinado produto ou serviço.
Selecionar um público-alvo é fruto de estudo e conhecimento de mercado, o profissional de Marketing deve ter em mãos os dados que irão decidir a escolher o consumidor certo para o seu produto ou serviço.
Diante da concorrência, deve-se também conhecer os demais produtos ofertados no mercado, quais são os pontos que mais atraem consumidores, os atributos, diferenciais etc., para que nenhum detalhe seja perdido é necessário que a equipe envolvida nos estudos de mercado possa compreender corretamente o que a empresa deseja no mercado.
Muitos são os pontos que devem ser abordados, são realizados estudos para aprofundar o conhecimento da própria empresa, dos concorrentes, dos produtos, do público-alvo e muitos outros, de acordo com a necessidade de cada organização e o setor em que atua.
Para que a seleção seja adequada, muito mais agora com a globalização mais evidente, deve-se saber os objetivos, missão, visão e valores da empresa, para então traçar uma rota segura e coerente para manter-se no mercado.