15 de março de 2007

Ambiente virtual de Marketing

Atualmente, com a popularização da Internet, percebe-se que muitas organizações partem para o ambiente virtual com muito mais rapidez, buscam novas formas de informar o seu público-alvo dos produtos e serviços ofertados.
Com as facilidades criadas, desde a visualização de produtos ou informações mais detalhadas, até a comparação entre marcas, podem ser percebidos novos hábitos e costumes adquiridos, não há mais a necessidade de esperar o consumidor entrar em uma loja.
Ainda em fase de crescimento, o comércio eletrônico (e-commerce) traz muitas vantagens para as empresas que o fazem da maneira correta, envolvendo:
  • Conhecimento: saber a forma certa de ofertar os produtos e serviços é fundamental, há diferenças na percepção de Valor entre o consumidor que está em uma loja e aquele que utiliza a Internet, trazendo a necessidade de um conhecimento sobre o comportamento do consumidor muito maior;
  • Informação: o cliente busca informações com seus amigos, deixa de lado o que a própria empresa coloca a sua disposição e o Marketing experimental torna-se um ponto de alta relevância;
  • Estudos: não basta conhecer o mercado, o consumidor que vai às lojas, toda a estrutura envolvida para facilitar que o consumidor da Internet encontre o que procura é feita com o desenvolvimento de softwares, com pesquisas de mercado e com a interação do consumidor com a página da empresa;
  • Segurança: um dos pontos que por muito tempo afastou muitos consumidores da Internet, atualmente existem sistemas que permitem dar ao consumidor o conforto de comprar em sua própria casa e protegê-lo, logicamente toda a estrutura que possibilita a segurança deve ser revista sempre e pode ser um diferencial com relação aos concorrentes;
  • Valor: a percepção do Valor é muito diferente, uma vez que os produtos concorrentes podem ser colocados um ao lado do outro na tela, a troca de informações entre consumidores também permite que o cliente virtual escolha o produto mais indicado pela sua rede de relacionamentos e satisfaça seus desejos e necessidades;
  • Simplicidade: quanto mais fácil for para um cliente encontrar o que procura dentro de uma página na Internet, melhor, não há mais tempo disponível para gastar, os sistemas de busca acabaram por eliminar um processo longo, que podia levar horas para levar o consumidor até o produto desejado, estes mesmos sistemas já apontam os produtos concorrentes e auxiliam o consumidor na hora da comparação.
Com a oportunidade de colocar seus produtos em uma vitrine ampla como a Internet, uma organização deve estar preparada para organizar-se quanto:
  • Ao público-alvo: limitar um território pode definir quem irá comprar os produtos e serviços ofertados, devem ser levadas em consideração muitas variáveis;
  • Região: atender uma região pode ser um passo para ampliar o serviço e melhorar ao longo do tempo o atendimento, não há como atender todas as pessoas do planeta, deve haver foco na hora da decisão territorial;
  • Faixa etária: a Comunicação entre a empresa e o consumidor não pode ser a mesma para todas as pessoas, cada público-alvo têm a sua maneira de lidar com os produtos e serviços.
As organizações ainda não estão preparadas para lidar com o novo consumidor que surge, há falta de conhecimento na forma de atendê-lo, como fidelizá-lo e auxiliá-lo a escolher o produto adequado às suas necessidades.
O caminho de aprendizado é longo, para que haja uma harmonia na passagem do mundo físico para o virtual, o profissional de Marketing deve contar com um equipe muito bem entrosada e todos devem ter um mesmo foco, as diretrizes organizacionais devem ser claras e a ética é imprescindível.