26 de março de 2007

Ameaças em Marketing

Conhecer o mercado e a concorrência é essencial, da mesma forma com que são obtidos os dados e o conhecimento das inúmeras variáveis que podem influenciar diretamente o sucesso de uma empresa, possibilitando transformar as ameaças em variáveis controláveis.
Sempre que é realizada uma análise de mercado, percebe-se que ao compreender as variáveis incontroláveis, que estão fora do controle da organização, pode-se descobrir que o grande segredo é trazê-las para o seu conhecimento e buscar seu controle.
As organizações que procuram obter um conhecimento maior do que está, aparentemente, fora de seu controle, aprendem que os departamentos funcionam de maneira mais efetiva ao compartilhar as informações.
O mercado sofre alterações constantes, alguns setores têm uma evolução mais lenta, mas isso não impede que os concorrentes encontrem fatores que lhes permitam dar um salto a frente dos demais, seja na compra de matéria-prima, novos processos produtivos, investimentos em especialização dos colaboradores ou pesquisas.
Diante das inúmeras variáveis que existem, algumas podem influenciar diretamente a empresa, como:
  • Política: alguns países podem adotar medidas que não permitam a importação de alguns produtos, a empresa deve ter um conhecimento aprofundado sobre o mercado que recebe suas mercadorias, mesmo assim podem haver problemas causados por decisões unilaterais que visem proteger o mercado interno; como esta variável é incontrolável, deve-se ter consciência de que o mercado doméstico deve ser a base dos negócios das organizações;
  • Economia: algumas decisões tomadas podem favorecer o crescimento das organizações, da mesma forma prejudicam algumas empresas ao valorizar ou depreciar uma moeda, a compreensão econômica torna-se fundamental para permitir que a empresa possa investir sem correr riscos desconhecidos;
  • Concorrentes: alguns podem ter um conhecimento maior, por aplicar-se aos estudos de mercado, pesquisá-lo constantemente e por investir em atualizações necessárias, preparando-se para atender novas exigências do mercado ou entrar em novos mercados;
  • Fatores culturais: da mesma forma com que é conhecido o público-alvo, pode-se desejar entrar em um novo mercado e não estudá-lo da maneira correta, deixando um simples detalhe impedir o sucesso da empresa naquele mercado.
Da mesma maneira que é importante conhecer o mercado, deve-se olhar para dentro da organização, pois em certos casos a ameaça pode vir de uma estrutura interna despreparada para lidar com as exigências de mercado, os colaboradores são a fonte de segurança para o sucesso e sem o seu preparo não existe uma oportunidade a ser percebida.
O consumidor está cada vez mais atento às atitudes das organizações no mercado, a cultura organizacional vêm adaptando-se à exigências e desenvolvendo-se para atender, não somente aos desejos e necessidades do consumidor, mas às suas expectativas com relação:
  • Ao meio ambiente: este é um dos pontos mais ressaltados atualmente, produzir sem poluir ou degradar o ambiente torna-se muito importante, os investimentos para produções mais limpas e menos poluentes são visíveis, da mesma forma os colaboradores devem tomar parte desta consciência coletiva;
  • Ética: o consumidor deseja ser atendido, ter seus direitos respeitados, da mesma forma as empresas esperam um tratamento similar da parte de seus clientes, o relacionamento entre ambos pode melhorar o mercado e somente as empresas com uma boa imagem e postura correta continuarão no mercado;
  • Atendimento: um dos pontos em que o contato é praticamente direto, possibilitar ao consumidor a oportunidade de dar seu feedback é essencial, seja por meio de centrais telefônicas (call center), correio eletrônico (e-mails) ou mesmo diretamente com o atendente, é uma nova forma de interagir e conhecer mais profundamente o consumidor.
Uma das maiores ameaças às organizações está dentro delas, a falta de conhecimento, portanto deve-se compreender que investir em preparo de colaboradores é estar um passo a frente da concorrência, pois nem mesmo o maquinário mais evoluído tecnologicamente pode substituir o conhecimento, pois para operá-lo deve estar preparado.
Não existe uma organização imbatível, insubstituível ou mesmo eterna, o que acontece com as empresas já tradicionais e com uma longa vida é a constante atualização e aprendizados contínuos com o mercado, investimentos realizados da maneira correta e visão.