14 de março de 2007

Consciência ambiental em Marketing

Dentro do Marketing existem conceitos que estão intimamente ligados, que seu equilíbrio permite o sucesso de uma organização no mercado e dá ao consumidor a oportunidade de perceber claramente o Valor do produto ou serviço.
Da mesma forma em que os 4 P´s são para a empresa seu composto mercadológico, agora anexando-se um quinto P, de pessoas, pode-se dizer que os 4 C´s podem usar um conceito similar para introduzir um novo C.
Com o conhecimento cada vez maior dos consumidores, a percepção das ações das organizações estão mais visíveis, e com o aumento da preocupação com o meio ambiente há uma busca por adquirir produtos ou serviços ecologicamente corretos.
Diante de vários fatores que levam empresas a buscar produzir de forma a poluir menos, acaba por destacar-se a consciência ambiental, como um novo C ligado ao consumidor.
Esta consciência, ainda em crescimento, pode ser interpretada como o desejo das pessoas em não fazer parte de algo que acabe por destruir o ambiente a sua volta, é uma necessidade de viver em um local por um período de tempo indeterminado.
Atualmente procuram-se produtos combustíveis para substituir o petróleo, como:
  • O álcool;
  • Eletricidade;
  • Energia solar;
  • O próprio ar.
Com esta preocupação por poluir menos, a consciência acaba tornando-se parte vital para que as organizações permaneçam atuando no mercado, a exigência focada neste quesito é muito maior hoje e tende a crescer intensamente.
Enquanto várias organizações ainda não preocupam-se com este ponto, pode-se perceber o direcionamento de inúmeras empresas em busca de soluções que proporcionem ao consumidor a percepção real dos cuidados das organizações, apontando soluções como:
  • Reciclagem: todos os produtos passam a ser produzidos com o intuito de reaproveitamento de peças e componentes, percebido e usado há mais tempo com o papel;
  • Produtos naturais: produtos químicos acabam substituídos por outros de mesmo uso, coletados em plantas e que retornam à natureza sem causar danos.
A vantagem de reconhecer essa consciência como um novo C é compreender que o consumidor definirá qual empresa permanecerá no mercado, com todos os atributos de seus produtos voltados para um mercado verde, ou seja, ambientalmente correto.
Essa consciência ambiental deve ser incorporada por todos os colaboradores da organização, especialmente porque os stake holders dependem diretamente do sucesso de uma empresa no mercado.