24 de março de 2007

Continuidade em Marketing

Todas as campanhas têm uma duração pré-definida, trazendo ao planejamento as características e o conhecimento necessários de cada mercado, do público-alvo e do produto ou serviços que será o foco da campanha.
Diante da concorrência percebe-se que algumas empresas focam seus objetivos em um prazo muito curto, não permitindo-se enxergar os rumos do mercado mais a frente.
Com a necessidade de elaborar planejamentos rapidamente, podem ficar de fora detalhes muito importantes para que o próximo passo seja dado, como:
  • Feedback: esquecer de medir o mercado, entrar em contato com o consumidor pode fazer com que a organização acabe perdendo uma grande oportunidade de mercado, sem um retorno, a empresa, não pode definir claramente seus novos passos e novas estratégias para o produto da atual campanha;
  • Visão: saber que o produto pode tornar-se um sucesso após uma campanha pode não ser fácil, mas acompanhar o envolvimento do consumidor que adquire os produtos e serviços da empresa é fundamental, para que as projeções futuras de produção e Comunicação sejam realmente percebidas e aproveitadas;
  • Conhecimento: estudar constantemente o mercado traz vantagens para a empresa, investir em equipes que tragam novas perspectivas e tenham um contato maior com o público-alvo são diferenciais que permitem às organizações enxergar as oportunidades de mercado;
  • Foco: objetivos são necessários, colocá-los em ação é um exercício difícil quando os departamentos ainda não trabalham para o sucesso comum de toda a empresa, muitas vezes o foco individual acaba atrapalhando as estratégias da organização, perdem-se oportunidades e mesmo a excelência em um produto ou serviço não é suficiente para manter a empresa no mercado.
A evolução constante da tecnologia permite que a cada dia mais dados sejam coletados, o que acaba formando uma base de dados ilimitada, apontando os rumos de mercado com relação:
  • Ao comportamento do consumidor;
  • As novas tendências;
  • Ao ciclo de vida de produtos e serviços;
  • Aos novos processos de produção;
  • A tomada de decisão organizacional com base em informações;
  • Ao conhecimento aplicado;
  • As estratégias e táticas.
Enquanto a dinâmica de mercado tende a aumentar a velocidade com que a evolução é obtida, percebe-se que o ciclo de vida dos produtos ou serviços deve ser muito bem conhecido, não há tempo para esperar o concorrente lançar um produto após a sua empresa e não promover os produtos já lançados.
O consumidor tende a comprar produtos que estejam presentes em sua mente, a realização das campanhas para mostrar ao mercado, especialmente aos concorrentes, de que a empresa ainda está viva é altamente recomendado.
Os profissionais de Marketing também devem saber que a relação entre a empresa e o consumidor não morre após a compra, mas apenas inicia-se.