27 de março de 2007

Escolhas em Marketing

Definir qual é o caminho a ser seguido pela organização é um dos principais pontos do planejamento, as diversas variáveis auxiliam a determinar, ou limitar, o mercado, público-alvo, linhas de produtos, e quantas opções forem necessárias.
A disponibilidade encontrada em um mercado nem sempre é o foco de uma empresa, sempre existirão consumidores dispostos a adquirir produtos e serviços que, em muitos casos, não são entregues pelas organizações.
Uma das primeiras etapas, a que exige muito cuidado é a Pesquisa de mercado, coletar dados diretamente com o consumidor ou utilizar-se de históricos para traçar as tendências de mercado, os saltos tecnológicos (com as tecnologias de ruptura), a necessidade de atender um Segmento ou nicho etc.
Sempre que possível, para um profissional é um ato diário, os estudos devem estar voltados para o foco determinado pela organização, seja ele em seus produtos ou serviços, na Distribuição, redução de custos ou nos clientes.
Existem mercados crescendo com muita rapidez, muitas organizações sabem e apontam seus esforços para atender os diferentes públicos encontrados em uma região, cidade, estado ou país.
Algumas empresas definem o seus rumos no mercado baseando-se em escolhas próprias ou seguindo as organizações que lideram o mercado, sendo que no segundo caso não há vantagem competitiva ou inovação.
Conhecer o caminho pretendido pode ser a melhor solução, ao entender a trajetória histórica da organização, os fatores que determinam o sucesso e a capacidade de manter o foco planejado podem dar uma base sólida e que auxilia a manter uma fatia de mercado estável no mercado.
Muitos são os pontos avaliados no mercado, entre eles:
  • Foco da organização: após obter os dados necessários e transformá-los em informações, o profissional de Marketing cria um roteiro que permite manter a linha definida no planejamento, evitando que haja esforço desnecessário e tempo gasto com outros afazeres;
  • Capacidade produtiva: em dado momento o que parece um limitador para a empresa é na verdade uma vantagem, muitas organizações focam seus objetivos em produzir enormes quantidades de produtos, não conhecem o mercado e geram estoques e altos custos, compreender que nenhuma empresa atende aos desejos e necessidades de todos os consumidores do mundo é fundamental, da mesma forma com que as pessoas têm suas preferências individuais; a produção deve atender à exigência do mercado, ou seja, a demanda e com isso pode-se trazer uma vantagem competitiva e diferenciais;
  • Distribuição: atualmente o geomarketing auxilia esta tarefa, podem ser obtidas inúmeras informações e com isso definir os Canais a serem usados, toda a Logística envolvida e quais serão os pontos de venda;
  • Produto: a empresa pode optar por trabalhar com produtos e serviços para um único público-alvo ou atender públicos diferentes, desta forma as características e atributos inseridos nos produtos devem ser bem definidos, o planejamento exige cuidados na escolha de fornecedores, no maquinário e até mesmo na Comunicação envolvida.
As oportunidades existem e permitem que a organização faça seu caminho no mercado, não há como bloquear a concorrência, principalmente porque não existe um único tipo de consumidor.
Os dados podem trazer inúmeras informações, que devem ser estudadas e trabalhadas por um período, permitindo assim maiores chances de sucesso, pois nenhum produto é eterno e o consumidor muda seu comportamento, desejos e necessidades ao longo do tempo.
A melhor escolha é feita quando há uma integração de toda a organização em um objetivo comum para todos, o sucesso da empresa no mercado.