12 de março de 2007

A importância das Marcas em Marketing

Criar uma Marca forte é um dos objetivos das organizações no mercado, ao longo dos anos percebem-se inúmeras Marcas que conquistaram reconhecimento e longevidade, neste mesmo tempo várias delas obtiveram um ciclo de vida muito curto e deixaram o mercado.
O consumidor adquire produtos que lhe demonstrem um Valor, que atenda às suas necessidades e que cumpra o prometido, dessa forma muitas Marcas acabam ganhando uma fatia de mercado cada vez maior e tornam-se parte da vida das pessoas.
Algumas Marcas são percebidas como propriedade do consumidor, ele é fiel aos produtos ou serviços que tragam aquele determinado nome, e com isso aumentando a responsabilidade da empresa diante do seu público-alvo.
Durante um breve momento do mercado ouviu-se comentar sobre o desaparecimento, ou queda do consumo, das grandes Marcas, o que não foi percebido é que com a quantidade praticamente infinita de produtos disponíveis, esse cliente optou por degustar outras Marcas.
Diante deste momento não foi percebido um momento em que as Marcas passaram por uma revitalização, suas características e atributos acabaram tornando-se alvo de melhorias e com isso o consumidor retornou.
Mesmo que algumas pessoas acabem optando por trocar a Marca de um produto, sempre terá como referência, em algum momento, o produto que consumia regularmente.
Com a grande oferta de produtos, efeito da globalização, muitos consumidores acabaram por desejar produtos com Marcas reconhecidas, o que acabam levando as empresas a imitar os produtos com um nome forte, isto ocorre com produtos como:
  • Acessórios: o design praticamente igual é um ponto que auxilia a tornar um produto altamente desejado, várias empresas percebem este conceito e acabam por criar a sua versão com um mesmo visual percebido pelo consumidor;
  • Automóveis: há países em que a cópia de um produto deste porte é comum, faz-se uma engenharia reversa e então são construídos produtos praticamente idênticos.
O que percebe-se claramente é que todos os produtos que necessitam ser mostrados têm maior influência sobre este conceito de imitar uma Marca de sucesso, mas o consumidor não acaba por tornar-se fiel ao produto, devido a características como:
  • Qualidade: podem ser usados materiais inferiores, peças que não suportam as mesmas condições de uso ou que tenham como apelo apenas um preço muito reduzido;
  • Garantia: em certos casos não há como comprar um produto que possa ter defeito e não haja oportunidade de trocar, é um dos pontos que o consumidor deve levar em consideração sempre, para não jogar dinheiro fora;
  • Preocupação com o ambiente: muitos produtos são produzidos hoje com tecnologia que permite a reciclagem de materiais e uma agressão menor ao meio ambiente, dessa forma percebe-se que os produtos que imitam não têm a mesma preocupação.
Há uma preocupação natural dos profissionais de Marketing com relação aos produtos que imitam as Marcas de sucesso, o consumidor pode até testar estes produtos, mas dificilmente será fidelizado por todas as características e atributos que formam o Valor em sua mente.