3 de março de 2007

Linhas de produto em Marketing

As organizações tendem a expandir suas linhas de produto por diversos motivos, trazendo uma fatia maior de consumidores, permitindo reduzir custos, fortalecer o portfólio, fixar a Marca na mente do consumidor etc., para isso são necessárias estratégias bem fundamentadas e um estudo de mercado bem elaborado.
Para que o mercado aceite uma linha de produtos, alguns aspectos são fundamentais, como:
  • Pesquisa de mercado: para lançar um produto novo no mercado, ter em mãos os dados que irão permitir as estratégias e conhecimento necessários são vitais, um estudo muito bem feito permite que o nível de acerto seja muito maior;
  • Coerência: as empresas não podem fugir ao seu foco de produtos na hora de ampliar sua linha, pois as pessoas têm uma Marca ficada na mente e relacionada com uma linha, como cosméticos, vestuário, alimentação etc., misturar a Marca com outros Segmentos não dá um resultado muito positivo;
  • Posicionamento: ampliar a linha de produtos é um passo importante e traz um retorno positivo quando bem feita, então deve-se manter um mesmo nível ao lançar produtos novos, deixando-os como complementos dos produtos já conhecidos pelo consumidor;
  • Distribuição: deve-se elaborar uma rede que suporte a inserção de um novo produto, não há empresas que optem por ofertar um produto durante toda a sua existência, então o consumidor deve encontrar os produtos no local de costume, facilitando a fixação da Marca relacionada àquele produto e permitindo a aquisição do mesmo;
  • Comunicação: toda a estratégia deve estar sincronizada com a dos produtos lançados anteriormente, para que o consumidor possa assimilar mais facilmente o produto e relacionar com a Marca já conhecida e consumida;
  • Cadeia e Valor: deve-se manter o mesmo nível de produtos, as características devem estar representadas da forma em que facilite ao consumidor associar os produtos a mesma empresa, por isso é importante que toda a rede envolvida seja bem estruturada e permita essa percepção;
  • Feedback: um dos pontos que permite a cada organização avaliar seu desempenho inicial com o novo produto, trazendo Informações altamente relevantes e permitindo melhorar constantemente as estratégias, produtos, serviços etc.
Complementar uma linha de produtos requer muito conhecimento, em determinados Segmentos de mercado não há espaço, seja pela concorrência ou aceitação do consumidor, então deve-se estar atento a necessidade real do novo produto.
Atender aos desejos e necessidades do consumidor é fundamental, manter uma linha estratégica é importante, ampliar a linha de produtos é uma oportunidade percebida e traz aprendizado e conhecimento para a empresa.
Há casos em que aumentar a linha de produtos pode ser um erro, especialmente quando feito somente com base em fatores como:
  • Marca: uma Marca forte não é garantia de sucesso, o consumidor deve perceber a necessidade do produto ou associá-lo diretamente com o Segmento de mercado já Posicionado na sua mente;
  • Produtos de qualidade: a excelência de uma empresa em um produto não é base para lançar um novo produto, antes deve ser estudado o mercado, a concorrência e conhecer a necessidade real do produto;
  • Composto mercadológico: o equilíbrio dos 4 P´s dos produtos ofertados são vitais para o sucesso no mercado, mas apoiar-se neste composto para lançar um novo produto não é correto, há muitos fatores que influenciam, iniciando na aceitação do mercado, o que leva a elaborar um novo composto para cada produto, alinhando-o com o porte da empresa e com as características do público-alvo.
A família de produtos criada deve ser estudada constantemente, a associação da Marca, empresa, características dos produtos etc., sempre será feita pelo consumidor, deixando claro que uma empresa do ramo cosmético não poderá lançar um produto do Segmento de alimentos com a mesma Marca e obter sucesso.