6 de março de 2007

Marketing ao redor do mundo

Determinar que o Marketing é igual em todo o planeta é esquecer das diferenças encontradas nas estratégias, no público-alvo, na cultura de uma população e deixar-se envolver por falsas percepções.
Para que as estratégias, os estudos e todas as ferramentas utilizadas sejam bem aproveitadas, são necessários diversos pontos de vista, um aprendizado diferente de cada membro da equipe e que a visão, das ações a serem implantadas, do profissional de Marketing seja clara e objetiva.
Muitos são os pontos que diferenciam os países, a cultura de cada povo, isso percebe-se até mesmo dentro de um mesmo país, entre estados e cidades, então deve-se estar sempre acompanhando claramente os movimentos do mercado, o que o consumidor pensa e deseja.
Com o crescimento da busca pela Informação, hoje o consumidor sabe muito a respeito dos produtos que adquire, torna-se vital para todas as empresas buscar a melhor forma de manter-se viva no mercado.
Com o passar dos anos, a maior interação entre os países, o surgimento de um consumidor muito mais informado e a concorrência, encontram-se muitos dados a serem estudados, conhecidos e transformados em estratégias.
A necessidade de conhecimento faz com que algumas referências sejam apontadas, dentro do próprio país ou mesmo fora, o que pode surpreender é que mesmo em países mais habituados à convivência com o Marketing, existe um olhar em todo o globo, como por exemplo o blog de um grande especialista em Marketing do Canadá, chamado George Torok que busca conhecer o que ocorre ao redor do planeta em termos de Marketing.
Logicamente existem muitas diferenças, além dos idiomas, que podem ser observadas e usadas como fontes de conhecimento para inúmeras organizações, como:
  • A cultura da região: cada país traz consigo uma história, têm sua própria cultura e isso influencia na hora de elaborar estratégias para lançar produtos globais no local em questão;
  • A densidade demográfica: algumas vezes deve-se mudar uma estratégia devido a população da região;
  • Comportamentos específicos: cada pessoa têm sua forma de pensar, viver, esse fator dá uma linha a ser seguida e permite que uma estratégia seja traçada mais objetivamente;
  • Faixa etária: influencia na Comunicação a ser usada, traz informações que devem ser levadas em consideração e permitem encontrar o ponto ideal para passar a Informação;
  • Fatores psicográficos: as ações devem respeitar o público-alvo, sua maneira de pensar não pode ser diminuída e é fundamental ouvir o que o consumidor deseja;
  • Percepção de Valor: o que é valioso para uma população pode não ser para outra, há muito mais do que um preço envolvido, é a forma como o consumidor enxerga o produto e o que ele representa nos seus usos e aplicações;
  • Desejos e necessidades: variam de acordo com inúmeros fatores, classe social, cultura, faixa etária etc., ouvir o cliente é necessário e permite conhecer realmente o que ele deseja;
  • Fatores econômicos: as legislações, facilidades criadas pelos governos, capacidade de investimentos dos empresários, força da moeda, criar parcerias ou blocos econômicos auxiliam o desenvolvimento do país;
  • Hábitos e costumes: interagir com outros países exige um conhecimento aprofundado, respeito a sua forma de agir, vestir e até mesmo os gestos influenciam em negociações ou mesmo em campanhas levadas de um país para o outro.
Um ponto sempre presente em qualquer país é a Pesquisa, sem ela não são conhecidos os motivos que levam o consumidor a comprar, que mensagem passar, em que lugar distribuir etc.
O profissional de Marketing é um estudioso em tempo integral, deve estar sempre atento ao que acontece no mundo e perceber que há oportunidades distribuídas e não percebidas pela concorrência, por isso a Pesquisa de Marketing faz-se presente em qualquer lugar do mundo.