7 de março de 2007

Marketing e natureza

Em muitos momentos pode-se fazer uma comparação entre as estratégias de Marketing e o que é encontrado na natureza, da mesma forma o conhecimento é fundamental, os estudos são realizados e certas táticas aplicadas no momento certo.
O Marketing é um caminho natural das organizações, mesmo que algumas insistam em afirmar que não o fazem, por desconhecer ou não compreender corretamente o que é Marketing e então perdem a oportunidade de melhorar a organização.
Observando mais profundamente cada um dos 4 P´s do composto mercadológico, percebe-se a relação direta com alguns comportamentos encontrados na natureza, dessa forma pode-se ressaltar:
  • Produto: para manter-se vivo em um ambiente natural, muitos seres vivos utilizam-se de uma imagem diferenciada, avisando seus predadores naturais sobre o perigo que correm ao devorá-los, dessa forma percebe-se que algumas organizações tem como defesa a imagem fixada na mente do consumidor através da experiência de compra e uso dos produtos, não permitindo que outras empresas conquistem aquele consumidor já fidelizado, o produto é uma defesa da organização para manter-se viva no mercado e superar a concorrência;
  • Comunicação: assim como os pássaros cantam para perpetuar suas espécies, as empresas devem informar ao consumidor que estão ali ofertando produtos e serviços que atenderão os desejos e necessidades, uma Comunicação eficiente, clara e objetiva tem um papel importante na natureza, pois o canto mais atraente permitirá a um pássaro perpetuar a espécie dentre os muitos que ali também ofertam seu produto e as organizações passam ao consumidor a Informação necessária para a aquisição do produto em um ponto de venda, Internet etc.;
  • Distribuição: neste ponto pode-se perceber que as flores necessitam de polinização e que não conseguem, em muitos casos, sozinhas enviar seu pólen ao destino sem ajuda de pássaros e insetos, o meio para distribuir é muito importante, pois as flores usam seu produto e a Comunicação, por meio das cores, para atrair a atenção e possibilitar a sobrevivência da espécie com a entrega do produto no local adequado, da mesma forma as empresas necessitam de uma rede de Distribuição sólida, competente e que esteja envolvida no processo, auxiliando a organização a entregar ao consumidor o produto no local e hora certas;
  • Preço: na natureza o preço muitas vezes é a sobrevivência de uma espécie, alguns animais pagam com a vida pele perpetuação da espécie, alguns peixes percorrem corredeiras para fecundar os óvulos e logo após falecem, com um preço mal ajustado ao mercado, ao público-alvo e aos custos envolvidos em toda a cadeia de Valor, as empresas podem cometer o erro de determinar um preço que seja inferior ou superior, no primeiro caso o questionamento do consumidor recai sobre os atributos e a qualidade do produto, no segundo a percepção de Valor do cliente não se enquadra em aceitar pagar mais por um produto, o mercado possibilita a concorrência, também deixa em aberto a oportunidade de demonstrar ao consumidor o diferencial, criando um Valor para o produto e auxiliando-o a encontrar o que procura por um preço justo.
Ainda há muito o que aprender em Marketing, o consumidor muda seu comportamento, as redes sofrem mudanças, as estratégias devem ser alinhadas coerentemente e permitem que a evolução seja constante.
Enquanto algumas organizações estiverem preocupadas em um único P, dos 4 existentes, pode-se notar claramente que há grandes chances do sucesso escapar, o mercado está mais exigente e as empresas devem aprender rapidamente que todos os investimentos em Marketing permitem o conhecimento e aplicação de estratégias e táticas.
As empresas devem conhecer o seu potencial, planejar cada um dos seus movimentos e aprender continuamente, da mesma forma como os seres vivos elaboram estratégias para defender-se ou estar a frente da concorrência.