18 de março de 2007

Matriz QDF em Marketing

Sempre que necessário, o profissional de Marketing recorre as matrizes para compreender melhor a avaliação que o consumidor faz dos produtos e serviços que a sua empresa oferta, com a possibilidade de comparar com a concorrência.
Em dado momento pode-se utilizar a Matriz QFD, especialmente para entender a maneira como o cliente lida com a aquisição e consumo do produto.
Esta matriz é composta pelos itens:
  • O que: neste ponto são avaliadas as características dos produtos ou serviços, como design, facilidade de uso, cor etc.; são delimitados os pontos em que as necessidades do cliente são satisfeitas;
  • Como: é a maneira do cliente informar à empresa, na sua linguagem própria, a forma que melhor compreende o consumo do produto ou serviços, podem ser avaliados pontos como gosto, sabor, aroma etc.;
  • Quanto: aqui há a quantificação do quesitos avaliados, determinando uma preferência entre os consumidores em aspectos de quantidades de açúcar, sal, temperos etc.;
  • Referencial: neste ponto existe uma comparação direta com a concorrência, em que pontos um produto pode ser melhorado, é um Benchmarking realizado para compreender melhor a forma como o produto é visto e comparado com o concorrente.
O uso dessa matriz traz para mais perto da organização o foco do cliente, sua maneira de avaliar os produtos e serviços ofertados, compará-los com a concorrência e apontar quais são os atributos que mais se destacam.
Com a aplicação desta matriz, são obtidos resultados que irão determinas as melhorias necessárias, apontar pontos mais fracos com relação à concorrência e auxiliar em mudanças na forma com que o produto é entregue ao cliente para o consumo.
Muitas organizações podem mudar completamente seus produtos ou enfatizar suas características na Comunicação com o consumidor.
Aproveitando-se, de uma Pesquisa realizada diretamente com o cliente, a organização poderá atender melhor as necessidades do consumidor e demonstrar que seu foco real é o cliente.
Para que uma empresa possa compreender melhor o funcionamento do mercado, os hábitos e atitudes do consumidor, devem ser feitas pesquisas constantemente, facilitando a entrega do produto desejado da forma ideal e com as características desejadas pelo cliente.
As informações estão sempre disponíveis no mercado, são aplicadas em matrizes e permitem uma melhor compreensão da maneira como o consumidor enxerga o produto, o qualifica e compara com os concorrentes, permitindo, desta forma, que os produtos melhorem e atendam perfeitamente os desejos e necessidades do consumidor.