29 de março de 2007

Organizações virtuais em Marketing

Ao comentar sobre organizações, uma das primeiras imagens que surge na mente é um edifício ou prédio físico onde são produzidos os produtos ou serviços, logicamente este conceito é tão presente na mente das pessoas que transformá-lo é difícil.
Com a rapidez do mercado, sua constante evolução, são necessárias algumas mudanças que permitam mais agilidade às empresas, gerando uma produção mais efetiva e que elimine alguns custos mais elevados.
Uma organização virtual é composta por diferentes unidades, separadas e que possuem um planejamento estratégico voltado para uma linha de produção, ou prestação de serviços por um determinado tempo.
Existe uma conexão muito profunda, da organização virtual, com os sistemas de Informação, a tecnologia necessária para todo o funcionamento é vital, pois a Comunicação entre as áreas é o grande segredo, exigindo programas (softwares) para a integração que facilitem o processo de transferência de dados entre as diferentes empresas que compõem o processo.
Para definir de maneira mais clara, pode-se dizer que uma organização virtual é a composição de uma rede com um ciclo de vida relativamente curto, aproveitando a excelência de cada organização independente que descobre uma oportunidade de mercado, aumentando o Valor dos seus processo individuais e obtendo um resultado muito superior do que quando produzindo solitariamente.
Um outro ponto é a eliminação da dependência do relacionamento entre os departamentos das organizações, levando em conta que a "vida" desta organização é relativamente curta, objetiva e efetiva em todos os aspectos.
Para a formação de uma organização virtual, encontram-se diversos pontos comuns, como:
  • Estratégia: são levantadas as questões que podem permitir a criação ou não de uma organização virtual, são analisados os pontos fortes e fracos deste modelo de negócios e também quais são os objetivos da formação da organização virtual;
  • Oportunidade: descobrir as oportunidades no mercado é um ponto básico para a formação de uma organização virtual, da mesma forma devem ser procuradas empresas que tenham desejo em cooperar com as demais para a criação da organização virtual;
  • Parcerias: os valores, sejam culturais ou estratégicos, são fundamentais para a formação da organização virtual, deve existir uma harmonia entre as empresas participantes e o foco é primordial para o funcionamento da parceria em busca de um objetivo comum no mercado;
  • Negociação: após escolher os possíveis parceiros, devem ser feitas negociações para que cada empresa individual participe de maneira a trazer o seu conhecimento e excelência para o grupo constituído, todas as organizações desejam ganhar com a formação da organização virtual e também disponibilizar ao cliente o melhor produto ou serviço;
  • Compromisso: deve haver um alinhamento de padrões, infra-estrutura e metas, dessa forma cada empresa está mais comprometida com o grupo, facilitando a criação da organização virtual e os objetivos são conhecidos por todas as empresas individuais;
  • Implementação: após a definição dos pontos principais, há o momento em que a formação real da organização virtual faz-se necessária, as empresas definiram as estratégias, identificaram as oportunidades, encontraram os parceiros, negociaram o alinhamento e formalizaram o compromisso, permitindo agora colocar em prática as teorias abordadas;
  • Execução: este é o momento em que entra em funcionamento a organização virtual, todo o processo é colocado em prática e são verificados os resultados reais vistos no planejamento;
  • Rearranjo: neste ponto é tomada a decisão de continuar ou encerrar a atividade da organização virtual, o processo mais comum é o término daquele projeto, mas a integração entre as empresas individuais torna possível uma futura reorganização das mesmas empresas para a formação de outra organização virtual, mesmo que composta pelas mesmas empresas.
A formação das organizações virtuais é uma tendência ainda pouco difundida, devido a falta de conhecimento, por parte das empresas, bem como em sua prática declarada por grandes organizações do mercado.
Sempre que possível pode-se formar uma organização virtual, trabalhando com o seu conhecimento e excelência em áreas importantes de todo este processo criado conjuntamente com outras empresas.
As oportunidades sempre estão disponíveis no mercado, algumas delas surgem como organizações virtuais e cabe ao profissional de Marketing encontrá-las e utilizá-las da melhor forma possível, dentro do planejamento e com a visão de mercado que lhe é exigida.