10 de março de 2007

Reposicionamento da concorrência em Marketing

A concorrência entre as organizações permite o crescimento e desenvolvimento, seja de novas tecnologias, estratégias, produtos etc., dessa forma existem estratégias mais apuradas que permitem dar um novo Posicionamento ao concorrente, fazendo com que a sua empresa ganhe mais força no mercado e volte a figurar na mente do consumidor de maneira mais presente.
Todas as organizações utilizam-se de estratégias de Posicionamento para fixar uma Marca na mente do consumidor, algumas são tão bem sucedidas neste processo que acabam ganhando defensores ferrenhos da empresa, são consumidores fiéis ou os chamados advogados da Marca.
Para que uma empresa possa chegar no estágio em que o consumidor sente-se parte da empresa há muito o que ser feito, não basta somente colocar-se como uma empresa séria, honesta, ética e que é justa com seu consumidor, mas assumir perante as demais essa posição.
Com o aumento da concorrência, os produtos tornando-se cada vez mais parecidos, ou praticamente iguais, pode-se perceber que algumas empresas optam por usar uma estratégia que leva o consumidor a perceber seu concorrente como ultrapassado.
Há variáveis que permitem as empresas a reposicionar seus concorrentes, algumas delas são:
  • Renovação de produtos: para que o consumidor sinta-se atraído novamente pelo produto já conhecido são dadas novas características, novos conceitos são associados e usa-se uma Comunicação que informe ao consumidor que o produto tem um Valor muito maior que o concorrente;
  • Segmentação: um produto pode ser redirecionado para outro público-alvo, a estratégia busca dar ao novo mercado o conhecimento de um produto, teoricamente, novo e que o produto têm diferenciais além dos apontados pelos concorrentes;
  • Marca: existem estratégias que reposicionam a Marca concorrente, ao informar ao público-alvo que seu produto é mais inovador, é mais atual e jovem.
Com a dinâmica atual do mercado, torna-se uma tarefa árdua para o profissional de Marketing reposicionar seus concorrentes sem tomar os devidos cuidados, respeitando a empresa que disputa o mesmo mercado, tendo ética nas ações tomadas e, principalmente, demonstrando ao consumidor os atributos de seus produtos ofertados.
Na disputa pelo mesmo público-alvo não deve haver espaço para ações desonestas ou que visem prejudicar alguém, dessa forma a Comunicação deve ser clara objetiva e demonstrar que o respeito sempre deve fazer parte de qualquer ação ou campanha colocada no mercado.
O consumidor conhece os produtos, tem uma fonte de Informação de fácil acesso e consegue selecionar o que lhe atrai de acordo com o seu comportamento, por isso os estudos de mercado devem estar sempre em primeiro plano.
Além de Posicionar a sua organização como a melhor, maior ou a primeira, o profissional de Marketing deve compreender claramente o que o consumidor pode entender na campanha que será lançada para reposicionar a concorrência, são vários os critérios que podem definir o sucesso ou não desta ação.
Quando algumas regras básicas de ética e respeito não são bem compreendidas pelas empresas o efeito contrário é obtido, ao contrário do que se imagina o consumidor acaba optando por adquirir os produtos do concorrente, pois ao entrar em contato com a campanha da sua empresa percebeu que a sua organização não tem os mesmos valores que o cliente.
Estudar e compreender o comportamento do consumidor é fundamental, saber exatamente como ele enxerga uma Marca e um produto acabam por direcionar a forma mais acetiável de realizar uma ação de reposicionamento da concorrência no mercado.
O reposicionamento da concorrência exige um alto nível de conhecimento do mercado, do consumidor e do poder da Marca na mente do consumidor, e não deve ser feito sem antes estudar os efeitos, as oportunidades e ameaças dessa ação.
Para que todas as ações obtenham sucesso, é necessário saber claramente quais são os objetivos da ação, conhecer a capacidade da empresa e como o consumidor reagirá diante da campanha, sem esquecer de realizar um planejamento que defina as diretrizes e etapas de cada processo.